A hospitalidade em sentido amplo como fator determinante para a permanência de imigrantes. Um estudo de caso com pessoas provenientes da Alemanha

Autores

  • Margarita Barretto Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Viviane Machado Saragoça Fundação Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Hospitalidade. Imigração. Alemanha.

Resumo

O estudo detecta que imigrantes chegados à região do Vale do Itajaí (SC) na segunda metade do século XX optaram por ficar na região devido, fundamentalmente, às condições de acolhimento percebidas. Foram realizadas doze entrevistas em profundidade, onde os sujeitos de pesquisa contaram suas histórias de vida assim como suas motivações para permanecer na região e foram entrevistados informantes chave que relataram as motivações de mais de duzentas pessoas. O material foi analisado qualitativamente, concluindo-se que a opção deveu-se à existência de um ambiente favorável a realizações pessoais, no que coincide com a amenity migration e leva a pensar a hospitalidade dentro de um conceito mais amplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarita Barretto, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas – UNICAMP. Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisadora do CNPq. Docente do Programa de Pós Graduação em Administração da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB e do Programa do Pós-Arq da UFSC.

Viviane Machado Saragoça, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Turismo e Lazer e Especialista em Gerenciamento Executivo de Marketing-MBA pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Mestranda em Administração pela FURB.

Downloads

Como Citar

Barretto, M., & Saragoça, V. M. (2011). A hospitalidade em sentido amplo como fator determinante para a permanência de imigrantes. Um estudo de caso com pessoas provenientes da Alemanha. Revista Hospitalidade, 8(1), 23–42. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/420

Edição

Seção

Artigos