Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato DOC (OpenOffice Writer ou Microsoft Word) ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB). Utilizar o Template
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço entre linhas: 1,5 ; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no editor de textos utilizado, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

Submissão de Artigos

  • A submissão e o acompanhamento da avaliação de artigos são feitos exclusivamente online, no endereço: http://www.revhosp.org
  • A Revista Hospitalidade não cobra dos autores o envio e editoração dos artigos.
  • Caso não possua login/senha para acesso ao Portal de Revistas de acesso aberto em Turismo, basta efetuar seu cadastramento em http://www.revhosp.org
  • Os originais são avaliados por especialistas reconhecidos na área, sem a identificação do(s) autor(es).
  • Eventualmente podem ser aceitos trabalhos já publicados em revistas editadas no Exterior, desde que aprovados pelos especialistas reconhecidos na área e com autorização por escrito do responsável pela revista que o publicou originalmente.
  • Quando o artigo for de mais de um autor, estes devem ser apresentados em ordem (alfabética, importância ou outra). O(s) autor(es) deve(m) autorizar a publicação do seu trabalho na Revista Hospitalidade.
  • A fim de garantir que os artigos publicados pela Revista Hospitalidade tenham abrangência nacional os autores não devem incluir nos títulos dos artigos nome de cidades, estados ou o objeto de estudo. Os títulos devem ficar restritos aos temas abordados no artigo.

  • As opiniões expressas pelos autores são de exclusiva responsabilidade destes, e não retratam, necessariamente, a opinião dos editores.

  • A Revista Hospitalidade aceita colaborações nas temáticas de Hospitalidade e todas as suas vertentes, na forma de artigos oriundos de pesquisas científicas originais. 

Instruções Normativas: As colaborações devem ser enviadas ao endereço eletrônico da revista e devem obedecer à seguinte formatação (utilizar o TEMPLATE disponibilizado): 

  • Folha: A4 (29,7 x 21,0 cm). Editor de texto: formato DOC ou RTF. Margens: esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm. 
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12. Parágrafo: espaçamento entre parágrafos: 0; entre linhas: 1,5; alinhamento justificado; recuo especial da primeira linha: 1,25. Número máximo de páginas: 30 para artigos ou 9000 palavras. 
  • Usar itálico ao invés de sublinhado, exceto em endereços URL que devem estar ativos. 
  • A primeira página do artigo deve conter o título, o resumo e as palavras-chave (em português, inglês e espanhol): - Título em português, inglês e espanhol, claro e conciso (no máximo 17 palavras). Não colocar título em CAIXA ALTA - Resumo no idioma original, em inglês e espanhol do artigo entre 150 e 200 palavras, acompanhado de até 5 palavras-chave separadas entre si com ponto e vírgula(;). - Abstract (no caso do artigo não ser escrito em inglês) entre 150 e 200 palavras, acompanhado de até 5 palavras-chave separadas entre si com ponto e vírgula (;). - Resumen (no caso do artigo não ser escrito em espanhol) entre 150 e 200 palavras, acompanhado de até 5 palavras-chave separadas entre si com ponto e vírgula (;). - Os resumos devem ser informativos (tema, objetivo, metodologia, resultados e conclusão). 
  • Em seguida, iniciar o texto em linguagem clara e objetivo, e atentar para uma estrutura adequada ao artigo científico (introdução, desenvolvimento e conclusão). 
  • As figuras (fotos, esquemas, gráficos, mapas etc.) e tabelas devem ser inseridas e citadas no decorrer do texto e não ao seu final; numeradas e tituladas. Citar a fonte no caso de figuras ou tabelas já publicadas. 
  • As referências devem ser citadas no corpo do texto, na forma sobrenome, ano e página de publicação (autor/ano). As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto (NBR-6023 ou APA). 
  • Incluir notas de rodapé que forem imprescindíveis, de caráter explicativo, numeradas sequencialmente em algarismos arábicos. Não incluir Anexos, a menos que sejam essenciais ao entendimento do texto, após as Referências.
  • Para garantir a análise cega pelos pares, os trabalhos submetidos devem ser apresentados sem referência aos autores, nem no corpo do texto nem nas propriedades arquivadas pelo editor de texto utilizado. A equipe editorial da Revista Hospitalidade tem o direito de realizar alterações normativas, ortográficas e gramaticais nos artigos, respeitando o estilo dos autores.
  • As provas finais não serão enviadas para aprovação dos autores. Os originais não serão devolvidos aos autores. Os trabalhos publicados na Revista Hospitalidade possuem direito de copyright de seu autor (es)  que reter(em) os direitos de publicação de seus artigo em ocasiões futuras, fora da Revista Hospitalidade.

Resenha

As resenhas devem ser inéditas. Podem focar livros nacionais com até dois anos de publicação e internacionais com até quatro anos de publicação; As resenhas podem ter entre 5.000 e 25.000 caracteres (incluídos os espaços); Devem evidenciar o texto resenhado em sua totalidade, além de apresentarem um diálogo com outros autores ligados ou não a área do objeto da Resenha. Este fato irá demonstrar o caráter crítico da Resenha e não apenas um simples relato exposito do texto resenhado.

Chamada Especial: Gastronomias e comensalidades: debates contemporâneos

A alimentação e a gastronomia passaram por muitas transformações ao longo da sua história. Os obstáculos ambientais, as inovações tecnológicas e as dinâmicas culturais favoreceram a evolução das técnicas de cultivo, das trocas, ampliaram as fronteiras e mudaram os regimes alimentares das populações. Os rituais à mesa e as temporalidades alimentares ganharam novos sentidos, mudando as cenas alimentares conformando novas formas de expressão do comer junto, em outras palavras, as comensalidades. Entretanto, consideramos que as comensalidades podem se estender para além dos fenômenos que se dão no compasso de uma refeição compartilhada à mesa. Outras considerações a partir dos entrelaçamentos dos campos de saberes da alimentação, da gastronomia e da hospitalidade podem originar novas interpretações e insights sobre as experiências humanas em torno dos modos de fazer e de comer intermediados pelas interações sociais. Compreendemos aqui o papel da alimentação como expressão cultural e social, que vai além da simples nutrição, para se tornar uma linguagem simbólica de pertencimento e inclusão, mas também de diferenciação e exclusão. Comer é um ato que não apenas alimenta corpos, mas também fortalece laços afetivos, promove a convivência e estimula o diálogo intercultural. O comer é parte de uma estética que confere sentido à vida, além de ser um ato político e, portanto, ético. Escolhemos viajar para comer, escolhemos destinos turísticos gastronômicos, escolhemos dietas e éticas alimentares. Os rituais alimentares, os significados simbólicos e os desafios contemporâneos para a prática de gastronomias e de comensalidades devem se tornar pautas em uma sociedade cada vez mais digital e individualista. Diante disso, este dossiê temático convida as pesquisadoras e os pesquisadores e a se debruçarem nas intersecções entre a alimentação, as gastronomias, as comensalidades e as hospitalidades, explorando as suas dimensões históricas, econômicas e, especialmente, o seu caráter sociocultural, apontando a centralidade das relações sociais para a compreensão dos fenômenos deste campo de saberes emergente no Brasil. Interessa-nos receber manuscritos que tratam desde saberes-fazeres ancestrais até discussões contemporâneas das múltiplas possibilidades temáticas que este campo permite desdobrar. Sugerimos os seguintes incursões temáticas, porém, não limitados a:

* Contextos alimentares e mediações por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs);
* Éticas e estéticas alimentares no campo da hospitalidade;
* Relações sociais entre stakeholders em cadeias produtivas agroalimentares;
* Comensalidades nas vulnerabilidades, políticas públicas e soberania alimentar;
* Comensalidades e patrimônios alimentares;
* Territorialidades, autenticidade relacionais e experiências sensíveis e sensoriais;
* Mudanças climáticas: gostos, sabores e os desafios da sustentabilidade;
* Inovações e tradições gastronômicas: velhos conflitos, novos debates?

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.