Sobre a Revista
Foco e escopo
A Revista Hospitalidade (RevHosp) foi criada em 2004 pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi e, desde 2022, está integrada ao Instituto Ânima. A revista publica comunicações científicas que exploram as relações interpessoais entre duas figuras centrais: o anfitrião e o hóspede, sejam indivíduos, grupos, empresas ou organizações, em diversos ambientes e situações. Ademais, também acolhe contribuições relacionadas ao setor de hospitalidade, que inclui meios de hospedagem, eventos e gastronomia.
Dessa forma, não há uma preferência específica por temas de pesquisa. A RevHosp se propõe a publicar comunicações científicas que abordem uma ampla gama de tópicos dentro do campo da hospitalidade, sob duas perspectivas:
- Hospitalidade e Negócios: conteúdos que explorem a gestão de negócios em organizações, com foco especial em serviços. Essa abordagem contempla aspectos mercadológicos, operacionais, tecnológicos, de capacitação e estratégias, entre outros.
- Hospitalidade e Sociedade: conteúdos que explorem problemáticas socioculturais com foco especial em acolhimento, sociabilidade, comensalidade e territorialidade. Essa abordagem contempla aspectos ambientais, antropológicos, educacionais e históricos, entre outros.
Além das publicações regulares, a revista também oferece formatos que permitem a diversidade de perspectivas e contribuições na área da hospitalidade. As seções adicionais incluem:
- Dossiê Temático: aceita submissões de artigos com chamadas especiais, todos submetidos ao processo de avaliação às cegas.
- Pontos de Vista: apresenta textos de autores convidados, que podem ser ensaios, artigos ou entrevistas, os quais não passam pelo processo de avaliação.
Os recursos financeiros destinados à manutenção da revista são fornecidos pela Universidade Anhembi Morumbi/ Instituto Ânima, além de, ocasionalmente, contar com o apoio de órgãos públicos que fomentam a pesquisa. Não são cobradas taxas para a submissão, avaliação ou publicação de artigos.
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os documentos submetidos passam primeiramente por uma avaliação editorial, que verifica o cumprimento das normas estabelecidas nas "Diretrizes aos Autores", a qualidade da redação e o alinhamento com o escopo da revista. Os documentos que são aprovados nessa primeira fase são posteriormente enviados para a avaliação por pares, na qual cada artigo é analisado por, no mínimo, dois avaliadores experientes na temática e no método da pesquisa. Essa avaliação é feita de forma cega (blind review), garantindo o anonimato tanto dos autores quanto dos avaliadores.
Os avaliadores devem declarar a ausência de conflito de interesse durante o processo e considerar aspectos como: originalidade e relevância do tema, consolidação do quadro teórico, adequação dos métodos e procedimentos, consistência dos resultados e suas possíveis repercussões teóricas e práticas. Eles terão o prazo de três (3) semanas para emissão dos pareceres, com a possibilidade de prorrogação por mais uma (1) semana, desde que o parecerista manifeste esse desejo. Após a avaliação, os pareceristas podem recomendar a publicação, condicioná-la a ajustes na forma, estrutura ou conteúdo, ou rejeitá-la. Em caso de divergências entre as avaliações dos pareceristas escolhidos inicialmente, um terceiro avaliador será indicado para a finalização da análise do manuscrito apresentado à RevHosp. Caso sejam propostas alterações significativas, o artigo pode ser submetido a uma nova rodada de avaliação para garantir que todas as recomendações sejam atendidas. Somente após receber pareceres favoráveis de todos os avaliadores é que o artigo será publicado.
Periodicidade
A RevHosp foi publicada inicialmente em formato impresso de 2004 a 2008, passando a ser disponibilizada eletronicamente a partir de 2009. A periodicidade da revista era semestral até dezembro de 2015. Em 2016, a revista adotou a periodicidade quadrimestral e começou a implementar a publicação avançada de artigos (ahead of print). Desde 2022, a RevHosp é um periódico de fluxo contínuo, publicando um volume por ano.
Política de Acesso Livre
A RevHosp é um periódico de acesso aberto, acessível de forma livre e gratuita, de acordo com o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não há cobrança aos autores de taxa ou contribuição financeira pela submissão, avaliação e publicação de artigos. Ao citar algum trabalho publicado na RevHosp fornecer o crédito apropriado, indicar o(s) autor(es), link do trabalho ou seu DOI e sempre informar se houve qualquer alteração nas informações originais da revista.
Ética e Gestão
A RevHosp adota o Manual de Boas Práticas da Publicação Científica elaborado pela Associação Nacional dos de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD (disponível em https://anpad.blob.core.windows.net/files/2017_Boas_Praticas.pdf) que orienta aspectos éticos e processuais de submissão, avaliação e editoração em revistas científicas.
Arquivamento e preservação
Uma cópia da RevHosp é sistematicamente arquivada pela PKP Preservation Network.
Apoio