Editorial

Autores

  • Ada de Freitas Maneti Dencker Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, São Paulo, Brasil

Resumo

Neste número, referente ao segundo semestre de 2005, a Revista Hospitalidade acolhe com grande alegria a colaboração de autores que trabalham a questão do turismo e da hospitalidade em instituições de ensino superior de diferentes estados do Brasil e também de Portugal. O interesse com que essa publicação foi recebida pelo meio acadêmico demonstra a importância crescente que vem sendo dada para a temática da hospitalidade em diversas áreas de pesquisa e campos de conhecimento, como é o caso da Filosofia, da Administração e da Comunicação. O expressivo número de artigos que foram enviados para avaliação e publicação, já para as próximas edições, confirma essa avaliação, principalmente tendo em vista a qualidade e a seriedade das reflexões e das pesquisas que recebemos.

Este exemplar dedica-se de forma privilegiada à reflexão, iniciando com um texto vindo de Portugal, da Dra. Isabel Baptista, que faz pensar sobre uma geografia da proximidade humana — enlaçando questões de ética, cidadania e hospitalidade, com base nos texto filosóficos de Derrida e Lévinas. O pensar a hospitalidade encontra continuação em dois textos de Caxias do Sul, o primeiro procura os referenciais teóricos para a hospitalidade nos campos da Antropologia e Sociologia, de autoria do Dr. Rafael José dos Santos, e o segundo relaciona as teses de Karl Marx com os estudos de Marcel Mauss, apresentado pela mestranda em turismo da UCS, Renata Soares Plentz.

Do Rio Grande do Norte, a Dra. Silvana Pirillo Ramos, autora do livro Hospitalidade e migrações internacionais, envia-nos uma pesquisa instigante sobre o papel do profissional de turismo no desempenho da atividade de planejamento. A essa pesquisa soma-se o trabalho do mestre em hospitalidade Leandro Benedini Brusadin, analisando, por meio de pesquisa qualitativa realizada com os atores envolvidos, os resultados do Programa Nacional de Municipalização do Turismo. Outro mestre em hospitalidade, Rinaldo Zaina Junior, analisa a questão dos eventos, relacionando referenciais de hospitalidade e marketing.

A Dra. Susana Gastal, do Sul, envia-nos um texto trabalhando questões pedagógicas do uso da imagem nos cursos de Turismo, relacionando o turismo com as questões da comunicação que foram também trabalhadas no número anterior da Revista Hospitalidade.

Ao final, temos três resenhas de livros que abordam temáticas da hospitalidade, publicados em 2005, mostrando o dinamismo e o interesse que esta vem despertando nos meios acadêmicos e profissionais.

A diversidade das contribuições, que neste nosso terceiro número mostra uma abrangência nacional e mesmo internacional, coloca em evidência a importância da existência periódicos científicos que tratem das questões pertinentes à hospitalidade, em suas múltiplas interações, permitindo a divulgação do que vem sendo produzido nesse campo científico, que engloba não apenas as questões do turismo e da hotelaria, mas todas as relações de troca humanas que estão na base da formação da sociedade.

Prof.ª Dr.ª Ada de Freitas Maneti Dencker
Editora Responsável

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ada de Freitas Maneti Dencker, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1965), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Conselho fiscal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Membro de corpo editorial do Turismo em Análise (0103-5541) e Membro de corpo editorial do Boletim de Estudos em Hotelaria e Turismo (1678-6556). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Metodologia do Planejamento Turístico. Atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa, Ensino de turismo, Interdisciplinaridade, Educação, Ensino superior.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4498352295987375

Downloads

Publicado

2005-09-01

Como Citar

Dencker, A. de F. M. (2005). Editorial. Revista Hospitalidade, 2(2), 7–8. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/218