Investigação teórica sobre o veganismo e o turismo: uma revisão sistemática da literatura

Autores

Palavras-chave:

Turismo vegano, Veganismo, Revisão sistemática da literatura, Estado da arte

Resumo

A presente pesquisa possui como objetivo analisar o estado da arte sobre o tema do veganismo relacionado ao fenômeno turístico. Este será alcançado por meio de uma revisão sistemática da literatura, a fim de identificar possíveis lacunas e refletir criticamente sobre o conhecimento até então consolidado. Para esta revisão foi utilizada a abordagem multimétodo, que se justifica pela realização de um estudo bibliométrico somado à interpretação qualitativa dos artigos científicos selecionados. Para esse levantamento foram pesquisados os termos “turismo”, “veganismo” e “vegano” nos idiomas português, inglês e espanhol nas bases de dados Publicações de Turismo, Scopus, Web of Science e Portal de Periódicos Capes, a fim de abranger os contextos nacional e internacional. Entre os principais resultados, podem-se ressaltar: a novidade e a tendência de crescimento de publicações que abordam o veganismo relacionado ao turismo; a utilização majoritária de periódicos europeus para a publicação dos artigos; a predominância de autores e coautores asiáticos; a presença majoritária de pesquisadores da área do turismo ou hospitalidade; e a prevalência de artigos que utilizaram metodologias qualitativas. Além disso, foi possível classificar os artigos analisados em 4 categorias de acordo com suas temáticas, sendo elas: (1) gastronomia; (2) sustentabilidade; (3) experiências; e (4) hospitalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romário Loffredo de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense.

Bruna Ranção Conti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta no curso de Turismo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Oliveira, R. L. de, & Conti, B. R. (2023). Investigação teórica sobre o veganismo e o turismo: uma revisão sistemática da literatura. Revista Hospitalidade, 19, 550–578. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/1045

Edição

Seção

Artigos