Erva-mate: valor simbólico da cultura do consumo ritualístico do tereré e chimarrãono contexto da cultura brasileira

Autores

Palavras-chave:

Teoria da cultura do consumo, Consumo ritualístico, Erva-mate, História oral, Cultura brasileira, Hospitalidade

Resumo

Este estudo teve como intuito compreender o valor simbólico atribuído ao consumo da erva-mate na constituição das bebidas chimarrão e tereré, tendo por contexto o comportamento do consumidor em reflexo à pluralidade das teias culturais brasileiras. Para tanto, guiamo-nos sob a lente teórica da Teoria da Cultura do Consumo - CCT, em sua abordagem de rituais de consumo de bebidas. Como percurso metodológico, adotamos uma abordagem qualitativa, de perspectiva interpretativa. Utilizamos a técnica de história oral temática, observação participante, análise de conteúdo e de imagens. Os resultados configuraram-se em quatro dimensões: a) predomínio substantivo e de comensalidade; b) predomínio instrumental; c) adaptações do ritual frente ao tempo e à tecnologia; e d) identificação e territorialização por meio do consumo. A partir dos resultados, foram levantadas discussões e considerações sobre as principais contribuições do estudo, como uma nova compreensão do elemento espectadores e o esforço em uma modelagem de integração entre os avanços da abordagem ritualística e dimensões de valores simbólicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Aparecida Euflausino, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Aquidauana

 

Bianca Fortes Schardong, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Atualmente é professora na Universidade Federal da Fronteira Sul.

Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2021). 

Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Tomada de decisão, Estratégias, Estruturas de Governança e Economia dos Custos de Transação na área de Cadeias Produtivas com foco no Agronegócio, juntamente com as temáticas de Marketing e da Teoria de Cultura e Consumo.

 

Olga Maria Coutinho Pepece, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá - PPA.

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná.

Pesquisadora nas áreas de Teorias de Cultura e Consumo e Comportamento do Consumidor, com especial interesse pelos temas Gift-giving, Consumo e Rituais, Significados do Consumo e Consumo de Moda. Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. É membro do GIPEM - Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos de Marketing e do G-COMO - Grupo de Estudos de Consumo de Moda.  

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Euflausino, M. A., Schardong, B. F., & Pepece, O. M. C. (2022). Erva-mate: valor simbólico da cultura do consumo ritualístico do tereré e chimarrãono contexto da cultura brasileira . Revista Hospitalidade, 19, 209–244. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/1020

Edição

Seção

Artigos