Bye Bye Barcelona: imagens e narrativas sobre o Turismo Urbano e a Hospitalidade

Autores

Palavras-chave:

Hospitalidade, Turismo urbano, Overturismo, Impactos do turismo, Cidade turística

Resumo

De forma pioneira e com ampla repercussão nas mídias, o documentário Bye Bye Barcelona da voz, por meio do depoimento de líderes de associações de moradores, professores, escritores, artistas e comerciantes, a problemática do overturismo e denuncia as fragilidades do setor turístico, desconstruindo o modelo Barcelona. Este artigo faz uma análise do documentário a fim de identificar os impactos do turismo massivo na vida cotidiana e dimensionar a hospitalidade pública em Barcelona. A pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa, utilizando-se da análise de conteúdo com interpretações subsidiadas pela revisão de literatura sobre impactos do turismo, cidade e hospitalidade. Conclui que aspectos da hospitalidade na cidade como acessibilidade, mobilidade, legibilidade e identidade estão comprometidos por uma espécie de desmanche do tecido urbano promovido pelas políticas neoliberais.  O cidadão passou a ocupar, junto ao turista, lugar de consumidor da cidade, perdendo seu direito a ela como partícipe ativo na produção social e política. Por meio de protestos e mobilizações os moradores revelam consciência do processo de expropriação da cidade a que estão submetidos e requalificam   suas demandas na agenda urbana, não contra o turismo   e nem contra o turista, mas por um outro modelo de cidade turística sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Pirillo Ramos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciências Sociais (2002) e Mestre em Sociologia Política (1997)  pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem Pós Doutorado em Planejamento Turístico pela Universidade de Girona, Catalunya-Espanha (2019).Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas- Unidade Penedo, na área de Planejamento Turístico , Patrimônio Cultural e Políticas Públicas. Atuou como Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFAL - Maceió (2016-2018) e no Programa de Pós Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR-UFRN) de 2012 a 2016. Foi professora convidada dos Programas de Mestrado e Doutorado em Turismo Cultural da Universidade de Girona- Espanha em 2009 e em 2015. Tem experiência em Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Turístico e Hospitalidade, com várias pesquisas nas temáticas de Planejamento e Desenvolvimento do Turismo, Patrimônio Cultural e Hospitalidade. É coordenadora do Grupo Observatório Transdisciplinar de Pesquisas em Turismo na Universidade Federal de Alagoas (CNPq) e é Editora Científica da RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo (RITUR)

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Ramos, S. P. (2021). Bye Bye Barcelona: imagens e narrativas sobre o Turismo Urbano e a Hospitalidade. Revista Hospitalidade, 18(01), 67–89. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/924