A EXPRESSIVIDADE DA DANÇA CIRCULAR BUSCA HOSPITALIDADE, ACOLHIMENTO E AMOROSIDADE NAS RELAÇÕES

Autores

  • Newton Ávila Universidade de Caxias do Sul, UCS
  • Maria Luiza Cardinale Baptista Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n1.801

Palavras-chave:

Hospitalidade, Dança circular, Acolhimento, Amorosidade.

Resumo

Esta pesquisa propõe a dança circular, como expressão de vínculos de acolhimento e amorosidade, em condições de oferecer sinalizadores para a hospitalidade. Tem como objetivos específicos: apresentar a dança circular num contexto relacional entre os sujeitos; relacionar os conceitos de acolhimento e amorosidade à dança circular; identificar sinalizadores de hospitalidade, nos vínculos marcados pelo acolhimento e amorosidade, em decorrência da dança circular. A Cartografia de Saberes, proposta por Baptista, é a orientação metodológica para a produção deste estudo, com realização das trilhas de saberes pessoais, saberes teóricos e a usina de produção. Foram realizadas aproximações investigativas, com levantamento bibliográfico, desenvolvimento de intervenções de dança em diversos ambientes e observação do corpo participante. Nas ações práticas, observação direta, observação participante, rodas de conversa, relatos de vivências e experimentação com desenvolvimento da dança circular. Os resultados indicaram que o desenvolvimento da dança circular, proporcionou, aos sujeitos participantes, sensação de bem-estar, laços de proximidade, acolhimento e amorosidade. Concluiu-se que a dança circular é uma forma de integrar o corpo e sua expressividade, em situação de comunicação e expressão. É capaz de acionar o pensamento e explorar a criatividade, estabelecendo troca com o ‘outro’. Proporciona sensação de pertencimento e provoca soltura nos corpos, relaxamento e relação-convívio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton Ávila, Universidade de Caxias do Sul, UCS

Graduação em Comunicação, habilitação Relações Públicas. Especialização em Gestão de Pessoas. Mestrado em Turismo e Hospitalidade.

Maria Luiza Cardinale Baptista, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Ciências da Comunicação, pela ECA/USP. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da UCS (BRASIL). Pós-doutoranda e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia (PPGSCA-UFAM). Coordenadora do Amorcomtur! Grupo de Estudos e Produção em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (CNPq-UCS), integrante do Filocom (ECA/USP) e Ecomsul: Epistemologias e Práticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2018-08-16

Como Citar

Ávila, N., & Baptista, M. L. C. (2018). A EXPRESSIVIDADE DA DANÇA CIRCULAR BUSCA HOSPITALIDADE, ACOLHIMENTO E AMOROSIDADE NAS RELAÇÕES. Revista Hospitalidade, 15(1), 117–140. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n1.801