Memória ambiental, cultural e turismo no vale histórico do Rio Paraíba do Sul: design de uma pesquisa

Autores

  • Valéria A. Whitaker Centro Universitário de Araraquara/UNIARA
  • Dulce Consuelo Andreatta Whitaker Centro Universitário de Araraquara/UNIARA
  • Marinaldo Fernando Souza UNESP Araraquara
  • Márcia Izabel do Vale Pereira Programa de Pós-graduação em Educação UNESP/FCLAr – Araraquara S.P.

Palavras-chave:

memória ambiental, meio ambiente, hospitalidade, cultura, turismo

Resumo

 

Este texto tem como objetivo divulgar a riqueza cultural e ambiental de uma região pouco conhecida dos grandes circuitos turísticos – marcada fortemente por tradições históricas, por um rural ainda bucólico e pela hospitalidade dos seus moradores. O Vale Histórico do Rio Paraíba do Sul, embora situado no eixo Rio-São Paulo, vive à sombra do notável progresso das cidades industrializadas do Vale principal. Este texto apresenta resultados de uma pesquisa que aprofundou o conhecimento dessa região, com achados do ponto de vista da cultura, da História Regional, Nacional e do Turismo. Isolada por barreiras geográficas consideráveis, essa região apresenta dois aspectos: o renascimento da natureza após a decadência do café, com santuários ecológicos que hoje podem apontar na direção da sustentabilidade ambiental; e a formação de uma cultura com dois tempos históricos – refinamento herdado dos barões do café, paradoxalmente ligado à rusticidade do rural e à modernidade derivada da sua proximidade com os grandes centros. Os resultados aqui descritos são parte de pesquisa ainda exploratória, mas já foram apresentados em diferentes eventos, enfatizando o caráter barroco das práticas, derivado desses dois tempos históricos e as potencialidades turísticas ligadas à hospitalidade da cultura tropeira que marca o seu rural.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria A. Whitaker, Centro Universitário de Araraquara/UNIARA

Graduada em Agronomia pela UNESP, mestra e doutora em Ecologia pela U.S.P. São Carlos, Bolsista do Centro Universitário de Araraquara/UNIARA S.P. Realiza pesquisas sobre meio ambiente no Vale Histórico do Rio Paraíba do Sul.

Dulce Consuelo Andreatta Whitaker, Centro Universitário de Araraquara/UNIARA

Graduada em Sociologia, mestra e doutora pela U.S.P., pesquisadora do CNPq em projetos de Sociologia Rural, pós-doutora pela Universidade de Oxford. Professora colaboradora do programa de Pós-graduação em educação Escolar UNESP Araraquara e do Centro Universitário de Araraquara/UNIARA S.P.

Downloads

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Whitaker, V. A., Whitaker, D. C. A., Souza, M. F., & Pereira, M. I. do V. (2011). Memória ambiental, cultural e turismo no vale histórico do Rio Paraíba do Sul: design de uma pesquisa. Revista Hospitalidade, 8(2), 91–102. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/425