A educação patrimonial como elemento de socialização para jovens em situação de risco

Autores/as

  • Nathalie Danif Moreira de Faria Nathalie Danif Moreira de Faria
  • Ellen Fensterseifer Woortmann Universidade de Brasília

Palabras clave:

Educação Patrimonial, sociedades, educação, patrimônio, cidadania.

Resumen

Com base em estudos, entrevistas e pesquisas, este artigo mostra como uma educação que se utiliza do patrimônio de uma localidade pode funcionar como um instrumento de socialização e cidadania para jovens em situação de risco de determinado grupo social, em especial, a cidade de Sabará, Minas Gerais. A Educação Patrimonial tem como principal objetivo fazer com que as pessoas percebam e entendam o cenário da cidade onde vivem em seus aspectos social, econômico e político, permitindo assim, a criação de um olhar crítico sobre as questões que as cercam.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nathalie Danif Moreira de Faria, Nathalie Danif Moreira de Faria

Turismóloga – Centro Universitário Newton Paiva, Mestre Profissional em Turismo - Universidade de Brasília.

Ellen Fensterseifer Woortmann, Universidade de Brasília

possui graduação e especialização em História pela UNISINOS , mestrado e doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília. Dentre os cargos que ocupou destacam-se coordenação do Programa de Pós-graduação em Antropologia, chefia do Depto de Antropologia e direção do Instituto de Ciências Sociais da UnB. Atualmente coordena o Mestrado P. em Turismo do CET/ UnB e o Grupo de Pesquisa do CNPq: Memória e Patrimônio Alimentar: tradição e modernidade. Possui artigos publicados e ministrou cursos no Brasil e exterior. Dentre os livros publicados destacam-se Herdeiros, Parentes e Compadres (HUCITEC/UnB), O Trabalho da Terra em co-autoria com Klaas Woortmann e Signifcados da Terra (org.)Tem experiência na área de Antropologia, atuando nos seguintes temas: parentesco, imigrações comparadas, memória, patrimônio e modernidade, lógicas e saberes tradicionais.

Cómo citar

Faria, N. D. M. de, & Woortmann, E. F. (2009). A educação patrimonial como elemento de socialização para jovens em situação de risco. Revista Hospitalidade, 6(2), 49–72. Recuperado a partir de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/302

Número

Sección

Artículos