Análise da participação e identificação de residentes com o padrão de turismo desenvolvido na cidade de Ilhéus (BA)

Autores

  • Angye Cássia Noia Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Marco Aurélio Ávila Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Moema Maria B. C. Midlej

Palavras-chave:

Turismo, Cultura, Identidade, Participação, Ilhéus-BA.

Resumo

Esse estudo teve como objetivo analisar a identidade, a participação e as perspectivas dos residentes de Ilhéus - BA em relação ao turismo que ocorre na cidade. A metodologia foi composta de pesquisa interdisciplinar e bibliográfica, com abordagem qualitativa e quantitativa e utilização dos métodos estatístico, descritivo, comparativo e analítico. A coleta de dados secundários foi realizada em livros, teses, dissertações e artigos e os dados primários foram coletados através da aplicação de 337 formulários aos residentes da cidade. Apesar da comunidade se identificar com sua história em função do patrimônio material, imaterial e da memória coletiva, ficou claro que, sendo a cultura dinâmica, os elos entre o passado e o presente precisam ser re-significados, agregando sentidos e perfis atuais, não desconsiderando a perpetuação de costumes e fazeres tradicionais. Quanto ao aspecto participação, foi verificada descrença em relação ao setor público, insatisfação quanto à concentração do usufruto e benefícios do turismo e reduzido reconhecimento do papel de cada indivíduo, fatores que desestimulam a participação da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angye Cássia Noia, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda em Ciências Sociais – CPDA/UFRRJ – RJ, Brasil, bolsista Capes (2008), Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA e Graduada em Economia – UESC/Bahia.

Marco Aurélio Ávila, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Las Palmas de Gran Canária – ULPGC – Espanha. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA.

Moema Maria B. C. Midlej

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA.

Downloads

Como Citar

Noia, A. C., Ávila, M. A., & Midlej, M. M. B. C. (2009). Análise da participação e identificação de residentes com o padrão de turismo desenvolvido na cidade de Ilhéus (BA). Revista Hospitalidade, 6(2), 28–48. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/301