Dádiva e Hospitalidade na Bíblia

Autores

  • Renata Silva Santos Camargo Universidade Anhembi Morumbi/Instituto federal do Sudeste de Minas Gerais
  • Marielys Siqueira Bueno Universidade Anhembi Morumbi

Palavras-chave:

Dádiva, Hospitalidade, Bíblia, Religião, Cristianismo

Resumo

O texto aborda a hospitalidade como uma dimensão da dádiva e, referendando a contemporaneidade destes dois conceitos, aponta a religião como um instrumento de legitimação da dádiva e da hospitalidade na sociedade contemporânea. Para tanto, realizou-se uma pesquisa sobre a representatividade da hospitalidade na Bíblia, livro sagrado dos que professam uma fé cristã. Concluiu-se que a hospitalidade é uma prática ordenada e recomendada na Bíblia e, como o livro é balizador e orientador para os cristãos, entende-se ser a religião um instrumento de legitimação da hospitalidade nos dias atuais, uma vez que influencia e até mesmo modela o comportamento de inúmeras pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Silva Santos Camargo, Universidade Anhembi Morumbi/Instituto federal do Sudeste de Minas Gerais

Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi, Especialista em Administração Hoteleira, pela UFJF/Senac, graduada em Turismo pela Faculdade de Turismo de Santos Dumont e professora efetiva na Área de Turismo e Hospitalidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Barbacena.

Downloads

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Camargo, R. S. S., & Bueno, M. S. (2011). Dádiva e Hospitalidade na Bíblia. Revista Hospitalidade, 8(2), 52–70. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/393