Memória ambiental, cultural e turismo no vale histórico do Rio Paraíba do Sul: design de uma pesquisa
Palavras-chave:
memória ambiental, meio ambiente, hospitalidade, cultura, turismoResumo
Este texto tem como objetivo divulgar a riqueza cultural e ambiental de uma região pouco conhecida dos grandes circuitos turísticos – marcada fortemente por tradições históricas, por um rural ainda bucólico e pela hospitalidade dos seus moradores. O Vale Histórico do Rio Paraíba do Sul, embora situado no eixo Rio-São Paulo, vive à sombra do notável progresso das cidades industrializadas do Vale principal. Este texto apresenta resultados de uma pesquisa que aprofundou o conhecimento dessa região, com achados do ponto de vista da cultura, da História Regional, Nacional e do Turismo. Isolada por barreiras geográficas consideráveis, essa região apresenta dois aspectos: o renascimento da natureza após a decadência do café, com santuários ecológicos que hoje podem apontar na direção da sustentabilidade ambiental; e a formação de uma cultura com dois tempos históricos – refinamento herdado dos barões do café, paradoxalmente ligado à rusticidade do rural e à modernidade derivada da sua proximidade com os grandes centros. Os resultados aqui descritos são parte de pesquisa ainda exploratória, mas já foram apresentados em diferentes eventos, enfatizando o caráter barroco das práticas, derivado desses dois tempos históricos e as potencialidades turísticas ligadas à hospitalidade da cultura tropeira que marca o seu rural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).