Reputação online em festivais: um estudo sobre a perceção de qualidade dos serviços da Oktoberfest Blumenau

Autores

  • Tainá Zutter Amorim
  • Cynthia Morgana Boos Quadros Programa de Pós graduação em Administração - Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Pablo Flôres Limberger Professor e Pesquisador na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Tércio Pereira Universidade do Vale do Itajaí http://orcid.org/0000-0002-0863-6383

Palavras-chave:

Reputação Online, Festivais, Oktoberfest Blumenau, Qualidade Percebida, Serviços.

Resumo

Os festivais são um exemplo do que é influenciado diretamente pela reputação online. A Oktoberfest de Blumenau (SC) possui uma reputação online formada por milhares de avaliações de turistas, o que pode ser decisivo para que os próximos turistas a frequentem. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a reputação online em festivais, com foco na Oktoberfest Blumenau. A metodologia deste trabalho é de cunho exploratório e descritivo. A primeira etapa foi qualitativa, sendo categorizada e interpretada a partir das dimensões propostas pela escala SERVQUAL. Posteriormente uma análise quantitativa da as ocorrências de comentários online. As informações foram obtidas nas plataformas online TripAdvisor e Facebook no ano de 2019. Os resultados apontam que a maioria dos comentários sobre a festa é referente a experiência de conhecer e desfrutar da cultura alemã em uma estrutura adequada, o que proporciona além de uma ótima gastronomia variada, muita diversão. Fica evidente que, mesmo com comentários negativos, no geral a reputação online é positiva o que influencia a vinda de novos visitantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainá Zutter Amorim

Graduada em Publicidade e Propaganda (FURB)

Cynthia Morgana Boos Quadros, Programa de Pós graduação em Administração - Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Desenvolvimento Regional (FURB)

Pablo Flôres Limberger, Professor e Pesquisador na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutor em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí (2015) e mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2013). Graduado em Turismo e Hotelaria (UNIVALI)

Tércio Pereira, Universidade do Vale do Itajaí

Bacharel em Administração; MBA em Gestão; Especialista em Marketing Criativo; Mestre em Turismo e Hotelaria, Doutorando em Turismo e Hotelaria (UNIVALI).

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

Amorim, T. Z., Quadros, C. M. B., Limberger, P. F., & Pereira, T. (2022). Reputação online em festivais: um estudo sobre a perceção de qualidade dos serviços da Oktoberfest Blumenau. Revista Hospitalidade, 19, 30–55. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/953

Edição

Seção

Artigos