A importância da interpretação ambiental e do uso de tecnologias para o turismo em áreas vulcânicas

Autores

Palavras-chave:

Turismo em vulcões, meios interpretativos, novas tecnologias, geoturismo.

Resumo

O turismo em áreas vulcânicas atrai milhões de visitantes todos os anos, e novas possibilidades de ensino e divulgação das geociências emergem com o uso de meios interpretativos e recursos tecnológicos. Os meios interpretativos são recursos utilizados para promover a compreensão da paisagem e do que está sendo observado e podem auxiliar no processo de educação e sensibilização ambiental. Assim, os objetivos deste estudo foram identificar a principal motivação para a realização de visitas às áreas vulcânicas e a opinião sobre os meios interpretativos e uso de tecnologias. A metodologia aplicada foi de caráter qualitativo e quantitativo e as técnicas de pesquisa adotadas foram bola de neve e por julgamento. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, que resultou em 103 respostas consideradas válidas. Como principais resultados, identificou-se que a principal motivação é a recreação, turismo e/ou cultura, e que os visitantes consideram importantes a presença de meios interpretativos e do uso de tecnologias em áreas vulcânicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Ferrari do Vale, Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas

Mestre em Gestão do Território e Turismóloga pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Jasmine Cardozo Moreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no curso de Bacharelado em Turismo e Pós- Graduação em Gestão do Território (mestrado) e Geografia (doutorado). É também professora assistente adjunta (visitante), na Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos, onde desenvolve pesquisas em parceria com o Serviço Florestal Americano. Possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Ecoturismo, mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí, doutorado em Geografia pela UFSC e pós-doutorado pelas Universidades de Zaragoza (Espanha) e West Virginia (Estados Unidos).

Francesca Salari

Geológa e Especialista em Ciências e Tecnologias Geológicas "Georrecursos e risco sísmico vulcânico" pela Universidade de Perúgia (Itália).

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Ferrari do Vale, T., Cardozo Moreira, J., & Salari, F. (2021). A importância da interpretação ambiental e do uso de tecnologias para o turismo em áreas vulcânicas. Revista Hospitalidade, 18(02), 18–40. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/945