Práticas de Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso em um Hotel Tradicional na Cidade do Natal (Rio Grande do Norte, Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n1.001

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Aprendizagem, Hotelaria.

Resumo

A gestão do conhecimento é uma estratégia empresarial que cada dia mais vem sendo utilizada como uma vantagem competitiva. Embora, o turismo seja uma atividade de informação intensiva, os estudos sobre a gestão do conhecimento neste campo ainda são incipientes. O presente estudo tem como objetivo analisar práticas de gestão do conhecimento aplicadas ao contexto de uma empresa hoteleira tradicional, localizada na cidade do Natal (Rio Grande do Norte-RN, Brasil). O hotel caracteriza-se como uma empresa consolidada na cidade, além de apresentar uma cultura peculiar e enraizada no cotidiano dos hóspedes e colaboradores. Em termos metodológicos, caracteriza-se como um estudo de caso, do tipo qualitativo. Os dados foram coletados junto ao gerente geral do empreendimento e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a gestão do conhecimento é de fato trabalhada na empresa, o que faz com que o mesmo venha conseguindo se consolidar ao longo dos anos, sem perder suas raízes e tradição. No entanto, sugere-se a necessidade de rever padrões intrínsecos a cultura organizacional, de modo que os colaboradores se sintam estimulados e envolvidos no processo de gestão do conhecimento e desenvolvimento de suas competências.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daene Silva de Morais Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2019). Bacharela em Turismo pela Universidade Potiguar - UNP (2004).

Jéssyca Rodrigues Henrique da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Turismo  (2019) e Bacharela em Turismo (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2020-06-11

Como Citar

Lima, D. S. de M., & Silva, J. R. H. da. (2020). Práticas de Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso em um Hotel Tradicional na Cidade do Natal (Rio Grande do Norte, Brasil). Revista Hospitalidade, 17(01), 1–18. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n1.001