UMA XÍCARA DE CAFÉ? A IMPORTÂNCIA DOS ATRIBUTOS DE UMA CAFETERIA NA DECISÃO DE CONSUMO.

Autores

  • Celina de Souza MARINHO SENAC/PE
  • Simone de Lira ALMEIDA Universidade Federal de Pernambuco
  • Viviane Santos SALAZAR Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n2.762

Palavras-chave:

Hospitalidade, Alimentação, Restaurante, Cafeteria

Resumo

O estudo teve o objetivo de investigar a importância dos atributos de uma cafeteria na decisão de consumo dos clientes de um estabelecimento localizado em um shopping na cidade do Recife-Brasil. A pesquisa incluiu a aplicação de 165 questionários, analisados com auxílio do método Kano de Qualidade Atrativa e Obrigatória, que classifica os atributos em obrigatórios, unidimensionais e atrativos. Os resultados indicam que iluminação, música, decoração, espaço reservado, cardápio variado, cafés feitos à base de grãos especiais e a presença de um barista foram considerados atributos atrativos, ou seja, estimulam o consumo. O atributo “característica do café” foi considerado unidimensional, tendo sua capacidade de estímulo à compra dependente de seu desempenho. O atributo “acesso sem fio à Internet” foi considerado neutro e os atributos eficiência, cortesia e limpeza foram considerados obrigatórios, o que indica que o desejo de frequentar a cafeteria está condicionado à presença e desempenho suficiente destes atributos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone de Lira ALMEIDA, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui Mestrado em Administração e Graduação em Hotelaria pela Universidade Federal Pernambuco. Pesquisadora do Lócus de Investigação em Economia Criativa e do Centro de Estudos em Hospitalidade, Turismo e Gastronomia.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Hoteleira, atuando principalmente nos seguintes temas: Hotelaria, Restaurante, Gastronomia, Cultura, Empreendedorismo e Economia criativa.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

MARINHO, C. de S., ALMEIDA, S. de L., & SALAZAR, V. S. (2017). UMA XÍCARA DE CAFÉ? A IMPORTÂNCIA DOS ATRIBUTOS DE UMA CAFETERIA NA DECISÃO DE CONSUMO. Revista Hospitalidade, 14(2), 01–24. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n2.762