Sacerdotisas do Divino e Sujeito-Trama do Turismo: A Festa do Divino Espírito Santo, Alcântara, MA

Autores

  • Cristiane Mesquita Gosmes Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Luiza Cardinale Baptista Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Turismo, Sujeito-trama, Festa do Divino Espírito Santo, Caixeiras, Alcântara, MA,

Resumo

O presente texto apresenta reflexões sobre a trama subjetiva envolvida no evento Festa doDivino Espírito Santo, que ocorre anualmente no Estado do Maranhão3. O artigo segue a orientaçãoda cartografia dos saberes, com informações resultantes da linha cartográfica saberes pessoais,associadas aos saberes teóricos, numa perspectiva transdisciplinar. O Estado do Maranhão é umexpoente no campo do turismo nacional, contando com patrimônio material e imaterial consolidado,como atrativo turístico. Em termos de legado cultural, apresenta resquícios de um passado imperialque perfila a cidade histórica de Alcântara. A Festa do Divino Espírito Santo dos alcantarenses tem,nas caixeiras, o elemento constituidor, com significativa diferença em relação às demais caixeiras doEstado. Tais reflexões emergem de pesquisa mais em fase inicial em nível de Doutorado em Turismoe Hospitalidade, na Universidade de Caxias do Sul, bem como decorre de produções investigativasanteriores, envolvendo a festividade. É uma produção vinculada ao Amorcomtur! Grupo de Estudosem Comunicação, Turismo e Autopoiese (UCS/CNPq).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Mesquita Gosmes, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul.Mestra pelo Programa Gestão de Negócios Turísticos, Universidade Estadual do Ceará.

Maria Luiza Cardinale Baptista, Universidade de Caxias do Sul

Doutora. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade daUniversidade de Caxias do Sul. Coordenadora do Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo,Amorosidade e Autopoiese (CNPq-UCS) e integrante do Filocom (ECA/USP).

Downloads

Publicado

2016-11-03

Como Citar

Gosmes, C. M., & Baptista, M. L. C. (2016). Sacerdotisas do Divino e Sujeito-Trama do Turismo: A Festa do Divino Espírito Santo, Alcântara, MA. Revista Hospitalidade, 13(2), 321–335. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/629

Edição

Seção

Artigos