Cruzeiros Marítimos: produção científica em periódicos brasileiros de Turismo de 1990 a 2015

Autores

  • Wallace Bezerra Farias Universidade de São Paulo
  • Luiz Gonzaga Godoi Trigo Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Turismo, Produção Científica, Periódicos de Turismo, Cruzeiros Marítimos,

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório de característica qualitativa e quantitativa, que visa obter um panorama da produção científica sobre cruzeiros marítimos nos periódicos de turismo brasileiros, utilizando-se de parâmetros bibliométricos para sua estruturação. Dentre os objetivos específicos estão: relacionar os periódicos brasileiros com acesso eletrônico disponível; caracterizar e quantificar as publicações sobre cruzeiros marítimos já publicadas; identificar o perfil acadêmico dos autores das publicações sobre a temática. Foram levantados um total de 14 artigos científicos sobre o tema cruzeiros marítimos nos periódicos selecionados, sendo 1 em língua inglesa e 1 em língua espanhola. A base de dados norteadora das pesquisas foi o site Publicações de Turismo, porém também fez-se uso do Sistema Qualis/CAPES, além dos acervos eletrônicos dos periódicos. Apesar da grande variedade de pontos de vista e diferentes abordagens dadas pelos autores, como o lazer, entretenimento, planejamento turístico, marketing e hospitalidade, o quantitativo de trabalhos para se caracterizar o mercado brasileiro ainda é muito pequeno. Além disso, notou-se que uma quantidade relevante de pesquisadores são de então estudantes de Mestrado, ou Doutorado, em um dos casos, o que leva a crer que há pouco interesse por parte pesquisadores, no momento, em se dar continuidade as pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallace Bezerra Farias, Universidade de São Paulo

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em Hotelaria pela Univerisdade Federal Fluminense (UFF).

Luiz Gonzaga Godoi Trigo, Universidade de São Paulo

Professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, atuando nos mestrados de Turismo e de Estudos Culturais e na graduação de Lazer e Turismo. Graduado em Turismo e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; mestre em Filosofia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Livre Docente em Lazer e Turismo pela ECA/USP.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Farias, W. B., & Trigo, L. G. G. (2016). Cruzeiros Marítimos: produção científica em periódicos brasileiros de Turismo de 1990 a 2015. Revista Hospitalidade, 13(2), 358–374. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/623

Edição

Seção

Artigos