Soumissions
Liste de vérification de la soumission
Les auteurs-es doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec l'ensemble des éléments suivants. Les soumissions non conformes pourraient être retournées aux auteurs-es.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
-
Os arquivos para submissão estão em formato DOC (OpenOffice Writer ou Microsoft Word) ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB). Utilizar o Template
- URLs para as referências foram informadas quando necessário.
- O texto está em espaço entre linhas: 1,5 ; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no editor de textos utilizado, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
Resenha
As resenhas devem ser inéditas. Podem focar livros nacionais com até dois anos de publicação e internacionais com até quatro anos de publicação; As resenhas podem ter entre 5.000 e 25.000 caracteres (incluídos os espaços); Devem evidenciar o texto resenhado em sua totalidade, além de apresentarem um diálogo com outros autores ligados ou não a área do objeto da Resenha. Este fato irá demonstrar o caráter crítico da Resenha e não apenas um simples relato exposito do texto resenhado.
Chamada Especial: Gastronomias e comensalidades: debates contemporâneos
A alimentação e a gastronomia passaram por muitas transformações ao longo da sua história. Os obstáculos ambientais, as inovações tecnológicas e as dinâmicas culturais favoreceram a evolução das técnicas de cultivo, das trocas, ampliaram as fronteiras e mudaram os regimes alimentares das populações. Os rituais à mesa e as temporalidades alimentares ganharam novos sentidos, mudando as cenas alimentares conformando novas formas de expressão do comer junto, em outras palavras, as comensalidades. Entretanto, consideramos que as comensalidades podem se estender para além dos fenômenos que se dão no compasso de uma refeição compartilhada à mesa. Outras considerações a partir dos entrelaçamentos dos campos de saberes da alimentação, da gastronomia e da hospitalidade podem originar novas interpretações e insights sobre as experiências humanas em torno dos modos de fazer e de comer intermediados pelas interações sociais. Compreendemos aqui o papel da alimentação como expressão cultural e social, que vai além da simples nutrição, para se tornar uma linguagem simbólica de pertencimento e inclusão, mas também de diferenciação e exclusão. Comer é um ato que não apenas alimenta corpos, mas também fortalece laços afetivos, promove a convivência e estimula o diálogo intercultural. O comer é parte de uma estética que confere sentido à vida, além de ser um ato político e, portanto, ético. Escolhemos viajar para comer, escolhemos destinos turísticos gastronômicos, escolhemos dietas e éticas alimentares. Os rituais alimentares, os significados simbólicos e os desafios contemporâneos para a prática de gastronomias e de comensalidades devem se tornar pautas em uma sociedade cada vez mais digital e individualista. Diante disso, este dossiê temático convida as pesquisadoras e os pesquisadores e a se debruçarem nas intersecções entre a alimentação, as gastronomias, as comensalidades e as hospitalidades, explorando as suas dimensões históricas, econômicas e, especialmente, o seu caráter sociocultural, apontando a centralidade das relações sociais para a compreensão dos fenômenos deste campo de saberes emergente no Brasil. Interessa-nos receber manuscritos que tratam desde saberes-fazeres ancestrais até discussões contemporâneas das múltiplas possibilidades temáticas que este campo permite desdobrar. Sugerimos os seguintes incursões temáticas, porém, não limitados a:
* Contextos alimentares e mediações por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs);
* Éticas e estéticas alimentares no campo da hospitalidade;
* Relações sociais entre stakeholders em cadeias produtivas agroalimentares;
* Comensalidades nas vulnerabilidades, políticas públicas e soberania alimentar;
* Comensalidades e patrimônios alimentares;
* Territorialidades, autenticidade relacionais e experiências sensíveis e sensoriais;
* Mudanças climáticas: gostos, sabores e os desafios da sustentabilidade;
* Inovações e tradições gastronômicas: velhos conflitos, novos debates?
Mention de droit d'auteur
Autorizo a publicação de meu trabalho, pela Revista Hospitalidade, de acesso aberto e gratuito, por prazo indeterminado e a título de colaboração não remunerada. Declaro também que o textual apresentados são de minha autoria, indicadas as fontes quando necessárias. Declaro ainda que reconheço a política de punição por eventuais plágios devidamente identificados, que consiste na eliminação imediata dos arquivos com essa caracterização.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Déclaration de confidentialité
Les noms et courriels saisis dans le site de cette revue seront utilisés exclusivement aux fins indiquées par cette revue et ne serviront à aucune autre fin, ni à toute autre partie.