O comércio de souvenires e sua relação com a imagem da destinação: um estudo na cidade de Itu/SP

Autores

  • Amanda Moreira Souza Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba
  • Alissandra Nazareth de Carvalho Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palavras-chave:

Turismo. Imagem turística. Souvenir. Itu/SP.

Resumo

A imagem como um dos aspectos primordiais no escolha de um destino turístico é formada a partir da influência de fatores de estímulos, que podem ser representados pelos meios publicitários. O souvenir como objeto de lembrança assume uma feição publicitária, influenciando na formação da imagem do destino, sendo importante como parte da ação de marketing de uma localidade turística. Sendo assim este trabalho analisa a relação entre a imagem do destino turístico da cidade de Itu e os souvenires comercializados, sob a perspectiva dos turistas e da comunidade local. Para atingir os objetivos do trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa, sob a forma de estudo de caso, utilizando entrevistas estruturadas, divididas em dois eixos temáticos: imagem turística e souvenires. O primeiro eixo teve como foco a imagem da cidade tida pelo turista antes e após a visita. O segundo eixo buscou a motivação pela qual os atores sociais comercializam os souvenires e quais suas impressões. Por fim, verificou-se que tanto os turistas como a comunidade local não estão satisfeitos com os souvenires comercializados, entretanto, os turistas não buscam por outros tipos de souvenires, acabando por consumir o que é oferecido pelos comerciantes nas lojas do centro histórico de Itu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Moreira Souza, Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba

Bacharel em Turismo

Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades

Alissandra Nazareth de Carvalho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorado em Geografia pelo Programa de Geografia Humana da UNESP Rio Claro, Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí, especialização em Gestão em Hotelaria e Turismo pelo Centro Universitário UNA (1999) e Graduação em Administração pela mesma faculdade. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

Downloads

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Souza, A. M., & de Carvalho, A. N. (2014). O comércio de souvenires e sua relação com a imagem da destinação: um estudo na cidade de Itu/SP. Revista Hospitalidade, 64–89. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/539

Edição

Seção

Artigos