Turismo e Hospitalidade: um estudo sobre o atendimento ao turista deficiente e com mobilidade reduzida em hotéis de Santa Maria/RS, Brasil
Palabras clave:
Turismo, Hospitalidade, Acessibilidade, Santa Maria/RS.Resumen
O presente artigo tem por objetivo analisar a adequação de empreendimentos hoteleiros de Santa Maria/RS, aos procedimentos e normas de acessibilidade ,estabelecidos por lei, para o atendimento de turistas deficiente e com mobilidade reduzida. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, onde foram identificados os procedimentos e os equipamentos infraestruturais obrigatórios ou mais indicados por leis para bem atender este público em estabelecimentos hoteleiros. Tais informações subsidiaram a formatação de um roteiro de entrevista e um roteiro de análise utilizados na entrevista com os gestores e análise da infraestrutura dos hotéis, respectivamente. A partir das informações levantadas, identificam-se algumas inadequações ao atendimento deste público-alvo, destacam-se: a inexistência de pisos táteis direcionais, de profissionais intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), de telefones adaptados para deficientes auditivos e de cardápios em braile, inexistindo inclusive nas Unidades Habitacionais adaptadas. Observou-se que os hotéis têm a intenção de moldar-se para atender às necessidades destes clientes. Dessa forma, a partir de uma reflexão acerca dos temas turismo, hospitalidade, acessibilidade, e frente aos resultados obtidos na pesquisa, apresenta-se neste estudo algumas sugestões de intervenção a fim de qualificar os serviços prestados a esse público, contribuindo assim para prática de uma hospitalidade comercial humanizada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autorizo a publicação de meu trabalho, pela Revista Hospitalidade, de acesso aberto e gratuito, por prazo indeterminado e a título de colaboração não remunerada. Declaro também que o textual apresentados são de minha autoria, indicadas as fontes quando necessárias. Declaro ainda que reconheço a política de punição por eventuais plágios devidamente identificados, que consiste na eliminação imediata dos arquivos com essa caracterização.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.