O ensino da pesquisa científica em cursos superiores de Tecnologia em Gastronomia

Autores

  • Bruna Castro Mendes Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
  • Pedro Bordini Faleiros UNIMEP

Palavras-chave:

Ensino Tecnológico, Gastronomia, Pesquisa Científica.

Resumo

O ensinouniversitário brasileiro passou por intensas transformações nas últimas décadasem função da necessidade de uma mão-de-obra especializada em determinadasáreas, oportunizando melhoria de vida para as diversas camadas da sociedade.Para atender essa demanda surgiram os cursos superiores de Tecnologia. Opresente artigo concentrou-se nos cursos de Gastronomia, pertencente ao eixo dehospitalidade e lazer. Utilizando-se de uma pesquisa dedutiva, delimitou-se aanálise aos cursos do Estado de São Paulo, identificados a partir de umarevista comercial e pelo site do E-MEC para que se pudesse identificar o ensinodo “pensar científico” e formação de um “ser crítico e reflexivo”, expectativasatreladas ao ensino superior. Realizou-se uma análise da descrição dos cursos(pelos sites institucionais), assim como avaliação das grades curriculares doscursos elencados. A partir desses dados, pode-se verificar o mínimodirecionamento a construção de um pensar crítico da área, assim como o pesquisar,apesar de muitos cursos exigirem um trabalho de conclusão de curso. A partirdisso pressupõe-se que ocorrerá a formação de um “ser mecanizado” e nãoreflexivo e questionador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Castro Mendes, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

Mestre em Hospitalidade (UAM), pós graduada em Docência (UNIMEP), Adminstração (FGV) e em gestão Mercadológica do Turismo (USP), bacharel em Turismo (Puc-Campinas). Atua como docente dos cursos do eixo da hospitalidade com ênfase em turismo inclusivo e setor de alimentos e bebidas.

Pedro Bordini Faleiros, UNIMEP

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Doutor em Psicologia Experimental pela USP/São Paulo (2009). Atualmente é coordenador do curso de graduação em Psicologia da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep é Editor Associado da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva e da Revista Impulso. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: análise experimental do comportamento, cooperação, dilema do prisioneiro e práticas culturais.

Downloads

Publicado

2013-06-23

Como Citar

Mendes, B. C., & Faleiros, P. B. (2013). O ensino da pesquisa científica em cursos superiores de Tecnologia em Gastronomia. Revista Hospitalidade, (I). Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/509

Edição

Seção

Artigos