A cultura gastronômica como atrativo turístico: um relato de experiência de um recorte em restaurantes de Aracaju-SE

Autores

  • Fernanda Meneses de Miranda Castro Universidade Federal de Sergipe
  • Juliana Gomes Marinho dos Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

turismo, cultura, patrimônio, gastronomia, Aracaju-SE

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada por meio de um projeto de monitoria da disciplina Gestão de Alimentos e Bebidas, no curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe. A pesquisa comportou duas etapas. Na primeira realizou-se um levantamento bibliográfico sobre as relações do turismo com a cultura, identidade, patrimônio e gastronomia. A pesquisa de campo, realizada com os alunos da disciplina divididos em dez grupos, consistiu a segunda etapa descrita a seguir. Foram visitados dez restaurantes diferentes que oferecem como “carro chefe” o prato composto pelo alimento pesquisado, ao que se seguiu a realização de uma ficha técnica do alimento, a  identificação dos aspectos históricos, culturais e sociais que envolvem os alimentos presentes, os hábitos, símbolos, usos e costumes intrínsecos ao repertório gastronômico pesquisado e os modos de socialização do prato, entre outros aspectos. Apresenta por conclusão que a gastronomia não é utilizada devidamente como um atrativo turístico nos restaurantes pesquisados em Aracaju.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Meneses de Miranda Castro, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia (2000), graduação em Administracao de Empresas pela Universidade Catolica do Salvador (2001), especialização em educação pela Fundação Visconde de Cairú e é mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Turismo e Administração, com ênfase em Planejamento, Cultura, Políticas Públicas e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, gastronomia e identidade, planejamento, políticas e gestão do turismo, qualidade, gestão e desenvolvimento de pessoas, gestão e desenvolvimento de empresas. Atualmente é professora efetiva do Núcelo de Turismo da Universidade Federal de Sergipe.

Juliana Gomes Marinho dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Turismo pela Universidade Federal de Sergipe e monitora volutária do Programa de Monitoria da UFS.

Downloads

Publicado

2013-01-09

Como Citar

Castro, F. M. de M., & dos Santos, J. G. M. (2013). A cultura gastronômica como atrativo turístico: um relato de experiência de um recorte em restaurantes de Aracaju-SE. Revista Hospitalidade, 9(2), 155–174. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/411