A RELAÇÃO ENTRE TURISTAS ESTRANGEIROS E RESIDENTES: O CASO DE PONTA NEGRA - NATAL/RN

Autores

  • Jussara Danielle Aires Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Edilene Adelino Pequeno Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lore Fortes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Turismo, Relação, Turistas estrangeiros, Residentes, Ponta Negra

Resumo

O turismo enquanto atividade sociocultural tem sua essência nas interações humanas, sobretudo nas relações entre visitados e visitantes. É nítida a importância da entrada de turistas estrangeiros em Natal e sua permanência na cidade contribui para a dinamicidade da economia além de promover o intercâmbio cultural entre os povos de origens distintas. O objetivo deste artigo é analisar como se dá a relação entre esses turistas estrangeiros e a população residente na principal localidade turística da cidade do Natal, Ponta Negra. Para tanto, centrou-se em tecer reflexões à luz da principal literatura que enfoca a temática da hospitalidade e da interação entre turistas estrangeiros e residentes. Por meio de dados coletados pela pesquisa realizada por Aires (2009), junto aos moradores com no mínimo três anos de permanência no bairro, a saber, a Praia, o Conjunto e a Vila de Ponta Negra, permitiu-se concluir que, exceto com italianos, a quem os entrevistados demonstraram aversão, a relação entre residentes e turistas estrangeiros ocorre de forma harmoniosa, caracterizada principalmente pelas tentativas de aproximação da população local com os esses turistas. 

 

Palavras-chave: Turismo; Relação; Turistas estrangeiros; Residentes; Ponta Negra.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Danielle Aires, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É graduada em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciencias Sociais pela mesma instituição de ensino.

Edilene Adelino Pequeno, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É graduada em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Turismo pela mesma instituição de ensino.

Lore Fortes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Socióloga. É professora adjunta dos Programas de pós graduação em Turismo e em Ciencias Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2010-11-25

Como Citar

Aires, J. D., Pequeno, E. A., & Fortes, L. (2010). A RELAÇÃO ENTRE TURISTAS ESTRANGEIROS E RESIDENTES: O CASO DE PONTA NEGRA - NATAL/RN. Revista Hospitalidade, 7(2), 38–51. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/313