A pesquisa em Hospitalidade

Autores/as

  • Luiz Octávio de Lima Camargo Centro Universitário Senac, Campus Santo Amaro, São Paulo, Brasil

Palabras clave:

Hospitalidade, Turismo, Sistema comercial, Sistema da dádiva, Ritual,

Resumen

O que significa a hospitalidade tratada de forma substantiva, ou seja, como uma dádiva? Por que esta noção é aqui associada ao turismo? A hospitalidade que existe em casa é a mesma que se desenrola em hotéis e no receptivo turístico? Após um rápido estado da arte dos estudos internacionais sobre o tema, este texto mostra três alternativas de análise que a noção de hospitalidade abre para o estudo da experiência turística: como fato social, como ritual e como ética.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Octávio de Lima Camargo, Centro Universitário Senac, Campus Santo Amaro, São Paulo, Brasil

Doutor em Ciências da Educação pela Université Sorbonne, em Paris. Bacharel em Comunicação Social- Jornalismo pela ECA/USP. Diploma de Estudos Aprofundados em Sociopedagogia da Educação de Adultos, dos Lazeres e da Animação Sócio-Cultural. Coordenador do Programa de Mestrado em Moda, Cultura e Arte - Centro Universitário SENAC de São Paulo e docente do Bacharelado em Lazer e Turismo da EACH-USP. Endereço: Rua Dr. Renato Paes de Barros, 56, São Paulo, SP, CEP 04530-000.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0258622788919319

Publicado

2008-11-10

Cómo citar

Camargo, L. O. de L. (2008). A pesquisa em Hospitalidade. Revista Hospitalidade, 5(2), 15–51. Recuperado a partir de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/151

Número

Sección

Artículos