ANÁLISE DA OFERTA DE OPCÕES VEGETARIANAS EM BARES E RESTAURANTES NÃO ESPECIALIZADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n3.003

Palavras-chave:

Hospitalidade, Gestão,

Resumo

O aumento significativo das dietas vegetarianas e diminuição do consumo de carne é um fenômeno social e cultural que já apresenta impactos relevantes no mercado do setor de alimentação. Além disso, observa-se uma maior procura e valorização das experiencias gastronômicas completas no setor de alimentação.  Todavia o público vegetariano ainda encontra dificuldades para se alimentar fora de casa. A fim de auxiliar na compreensão das opções oferecidas a esse segmento de mercado, o estudo tem objetivo examinar a oferta de opções vegetarianas em bares e restaurantes não especializados em Porto Alegre. Através de uma pesquisa descritiva bibliográfica e documental, com amostragem por conveniência, analisou-se o cardápio de 60 bares e restaurantes. Os resultados apresentaram as principais dificuldades de alimentação fora de casa para vegetarianos, tais como a ausência de informação e identificação dos pratos vegetarianos, incerteza quanto a presença ou não de carne, maior prevalência de entradas e pratos de cozinha fria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Arnoni, SENAC São Paulo (SENACSP)

Graduado em Tecnologia em Gastronomia pela Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre. Acadêmico do Curso de Especialização em Gestão em Negócios em Serviços do Senac SP.

Mauro Mastella, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Mestre em Administração - área de concentração: Contabilidade e Finanças pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Doutor em Administração - área de concentração: Contabilidade e Finanças pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Professor Adjunto junto à Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Downloads

Publicado

2020-09-11

Como Citar

Arnoni, F., & Mastella, M. (2020). ANÁLISE DA OFERTA DE OPCÕES VEGETARIANAS EM BARES E RESTAURANTES NÃO ESPECIALIZADOS. Revista Hospitalidade, 17(03), 50–73. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n3.003