A ROMARIA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ E O TURISMO DE FÉ RELIGIOSA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n3.010

Palavras-chave:

Turismo e religião, Turismo de fé religiosa, Romaria Nossa Senhora de Nazaré, Círio de Nazaré, Histórico e protagonistas.

Resumo

Nos dias que antecedem a festividade do Círio de Nazaré, milhares de romeiros chegam a Belém (Pará, norte do Brasil). Não existem números precisos sobre eles, assim como os que chegam de canoa, barco, ônibus, bicicleta e principalmente caminhando. Entretanto, o afluxo de pessoas à cidade que sedia o maior evento religioso do Brasil é grande e, ainda assim, pouca luz tem sido lançada ao estudo das romarias. Diante disso, o presente artigo recupera e registra o histórico de uma dessas romarias, a Romaria de Nossa Senhora de Nazaré, popularmente conhecida como Romaria do Zé Bode, entre Castanhal e Belém, a partir de seus dois principais protagonistas, quem iniciou o caminho e quem se juntou a este e passou a organizar a romaria até os dias de hoje, e de seu planejamento, organização e estrutura de sua edição de 2017. Trata-se de uma pesquisa etnográfica na qual se analisa a relação entre a romaria e a fé no âmbito do turismo de fé religiosa, termo que melhor representa esse evento anual. Constatou-se que esse grupo de romeiros assumiu uma expressão tal no Círio de Nazaré que colocou a cidade  de Castanhal como principal polo de emissão e concentração de romeiros de outras partes do estado do Pará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Frugoli, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor e Mestre em Hospitalidade, Graduado em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo (SP) e especialista em Cozinha Brasileira pelo SENAC - São Paulo (SP). Professor na pós-graduação em Cozinha Brasileira no Centro Universitário do SENAC - São Paulo (SP), Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo (SP), FMU - São Paulo (SP) e UNIC - Cuiabá (MT), em Alta Gastronomia, Cozinha Brasileira na Faculdade Internacional da Paraíba - João Pessoa (PB), em Cozinha na UNAMA - Belém (PA) e em Confeitaria na UNIVEL - Cascavel (PR). Chef de cozinha e diretor de operações e criação no Laboratório do Sabor Expedições e Gastronomia, especializado em cozinha brasileira e rotas turístico-gastronômicas e diretor de projetos do IPCB (Instituto de Pesquisa da Cozinha e da Cultura Brasileiras) - São Paulo (SP). Atuou como Coordenador do grupo Doçaria Brasileira no Centro de Pesquisa em Gastronomia Brasileira na Universidade Anhembi Morumbi São Paulo (SP), Diretor de Formatação de Novos Produtos na BRAZTOA - Associação Brasileira de Operadores de Turismo São Paulo (SP), Consultor em projeto da Companhia Paraense de Turismo (PARATUR) Belém (PA) , Consultor de A&B e Produtor Artístico na área de música e eventos. Cidadão Honorífico da cidade de Belém em 2017, do Estado do Pará em 2013 e da Ilha de Páscoa em 1995, ambos por serviços prestados à comunidade. Temas de pesquisa: hospitalidade, comensalidade, festa popular, cozinha brasileira e farinhas do Brasil.

Mirian Rejowski, Universidade Anhembi Morumbi

ivre Docente em Teoria do Turismo e do Lazer, Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação e Graduada em Turismo pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Sênior da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Professora Titular da Universidade Anhembi Morumbi, com atuação na graduação e pós-graduação em Turismo e Hospitalidade. Criadora e ex-editora do periódico científico Turismo em Análise da USP, ex-diretora presidente e membro do conselho fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). Editora fundadora dos periódicos Turismo em Análise e Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Líder do grupo de pesquisa Dimensões e Contextos da Hospitalidade e membro do grupo de pesquisa Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social. Laureada com o prêmio Pesquisador Turístico Destaque 2010 da ANPTUR e Representante da área de Turismo no Comitê Assessor CA-SA do CNPq de 2012 a 2015. Consultora "ad hoc" de agências de fomento e parecerista de periódicos de Turismo e Hospitalidade editados no Brasil e no Exterior. Temas de pesquisa: produção científica em Turismo e Hospitalidade; ensino superior em Turismo e Hospitalidade; Hospitalidade no Turismo.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Frugoli, R., & Rejowski, M. (2019). A ROMARIA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ E O TURISMO DE FÉ RELIGIOSA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO. Revista Hospitalidade, 16(03), 175–197. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n3.010