Dádiva e Hospitalidade: o encontro com as Louceiras do Maruanum, no Amapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n1.003

Palavras-chave:

dádiva, hospitalidade, encontro, turismo, Louceiras

Resumo

Este ensaio teórico é um recorte de uma pesquisa realizada acerca do fazer cultural das mulheres ceramistas do Maruanum, no Estado do Amapá, extremo norte do Brasil. O enfoque está no “encontro” como aspecto essencial no discurso das louceiras sob a luz dos conceitos de dádiva e hospitalidade. Partiu-se do estudo bibliográfico acerca da teoria da dádiva por Marcel Mauss (2003) e sua relação com os estudos sobre a hospitalidade e o turismo, de onde destacamos os estudos de Camargo (2015); em adição, a pesquisa de campo forneceu as narrativas como dados para a discussão. Os resultados apresentados apontam para a importância da reflexão acerca da hospitalidade no contexto das comunidades tradicionais, identificando as nuances da dádiva na interpretação sobre a dinâmica social do lugar turístico, o que pode ajudar na valorização da cultura local, na preservação do fazer cultural das mulheres ceramistas e na manutenção dos modos de vida da comunidade anfitriã como próprio símbolo de sua hospitalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elloane Carinie Gomes e Silva, Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI

Designer de Produto pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Mestra em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Diva de Mello Rossini, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Pós-doutora em Arquitetura pela Universidade de Lisboa. Professora dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Tecnólogo em Design de Interiores e no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). 

Downloads

Publicado

2020-06-11

Como Citar

Gomes e Silva, E. C., & Rossini, D. de M. (2020). Dádiva e Hospitalidade: o encontro com as Louceiras do Maruanum, no Amapá. Revista Hospitalidade, 17(01), 37–53. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n1.003