O QUE ME ATRAI NESSA PROPAGANDA QUE ME LEVA A ESSE PAÍS? SÍMBOLOS OU HOSPITALIDADE?

Autores

  • Maria Aldenora da Silva FBUNI - CE
  • Marcelo Ribeiro Arraes da Silva FBUNI - CE
  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n1.002

Palavras-chave:

Turismo, Destino Turístico, Peças para Divulgação, Brasil

Resumo

As estratégias de marketing buscam estabelecer um imaginário capaz de influenciar consumidores em suas escolhas, materializando o objeto por meio de imagens. Este artigo analisa peças de propagandas produzidas para mercanciar o Brasil como destino turístico. Foram analisadas imagens de vídeos exibidos nos anos de 2014 e 2016, período em que o País sediou eventos de expressão mundial, submetidas à técnica de Análise de Conteúdo, com o objetivo de identificar os aspectos evidenciados nas imagens e sua contribuição na escolha do destino por turistas internacionais. O vídeo, comum aos dois eventos, está no Portal da Copa – http://www.copa2014.gov.br – site oficial do governo para a divulgar a Copa do Mundo FIFA 2014 com acesso de conteúdo aberto ao público. A análise dos dados estatísticos, produzidos pelo Ministério do Turismo, nos anos de 2013 a 2017, referenda a influência das peças para divulgação nas escolhas do Brasil como destino pelos turistas de outros países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aldenora da Silva, FBUNI - CE

Mestra em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará; Mestra em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário UNIFBV | WIDEN; Graduada em Administração de Empresas pela FANOR – Faculdade Nordeste; possui MBA em Marketing pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e é professora do Centro Universitário FBUNI.

Marcelo Ribeiro Arraes da Silva, FBUNI - CE

Mestrando em Gestão de Negócios Turísticos (UECE); graduado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá. Professor da FBUNI.

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Bacharel em Turismo (UNIMEP); Especialista em Docência em Ensino Superior para Turismo e Hotelaria (SENAC/SP); Mestre em Geografia (UNESP/Rio Claro/SP)e Doutor em Ciências da Comunicação (UNISINOS). Professor Adjunto, D.E, EFETIVO, da Universidade Federal do Piauí - Curso de Bacharelado em Turismo - CMRV/Parnaíba-PI e Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE.

Downloads

Publicado

2020-06-11

Como Citar

Silva, M. A. da, Silva, M. R. A. da, & Perinotto, A. R. C. (2020). O QUE ME ATRAI NESSA PROPAGANDA QUE ME LEVA A ESSE PAÍS? SÍMBOLOS OU HOSPITALIDADE?. Revista Hospitalidade, 17(01), 19–36. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n1.002