Realidade Assombrada: Aplicativos de Realidade Aumentada e o Dark Tourism

Autores

  • Laura Loguercio Cánepa Universidade Anhembi Morumbi
  • Genio De Paula Nascimento Universidade Anhembi Morumbi
  • Davi Mello Universidade Anhembi Morumbi
  • Carolina Lima Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.21714/1807-975X.2016v13nEp0117

Palavras-chave:

1. Turismo cultural. 2. Dark Tourism. 3. Fantasmagoria. 4. Realidade aumentada.

Resumo

Neste trabalho, busca-se refletir sobre o uso de aplicativos de realidade aumentada para promoção e intensificação de experiências ligadas ao chamado dark tourism ou thanatourism – modalidade de turismo cultural ligada ao interesse por locais situações marcadas pela morte ou por grandes tragédias. Quer-se sugerir que esses aplicativos podem não apenas coadjuvar atividades de turismo cultural, como também articular-se a uma gama de produtos audiovisuais ligados a experiências recorrentes no âmbito da cultura e do entretenimento desde o século XVIII.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Loguercio Cánepa, Universidade Anhembi Morumbi

Doutora em Multimeios pela Unicamp, com pós-dutorado realizado no Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da ECA-USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

Genio De Paula Nascimento, Universidade Anhembi Morumbi

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi

Davi Mello, Universidade Anhembi Morumbi

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi

Carolina Lima, Universidade Anhembi Morumbi

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi

Downloads

Publicado

2016-11-24

Como Citar

Cánepa, L. L., Nascimento, G. D. P., Mello, D., & Lima, C. (2016). Realidade Assombrada: Aplicativos de Realidade Aumentada e o Dark Tourism. Revista Hospitalidade, 13, 01–17. https://doi.org/10.21714/1807-975X.2016v13nEp0117