A RESSEGMENTAÇÃO NOS DESTINOS TURÍSTICOS DE COMPRAS: PROPOSTAS DO SETOR HOTELEIRO DE JAGUARÃO-RS, BRASIL

Autores

  • Adalberto SANTOS JÚNIOR Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Maria Milheira CARDOSO Universidade Federal de Pelotas
  • Letícia Garcia FERRAZ Universidade Católica de Pelotas
  • Adriana Fumi CHIM-MIKI Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.758

Palavras-chave:

Turismo de fronteira, Meios de hospedagem, Turismo de compras, Ressegmentação turística.

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo foi verificar a visão dos gestores de meios de hospedagem de Jaguarão – RS – sobre as possibilidades de ressegmentação turística. Esta localidade é altamente dependente do turismo de compras em área de fronteira. Assim, os atrativos turísticos são os Free Shops localizados no país vizinho, Uruguai, porém a oferta de estabelecimentos de hospedagem é mais estruturada no lado brasileiro, gerando uma demanda para as empresa deste setor. Dada a conjuntura econômica, a qual desfavorece as compras na fronteira, este estudo  buscou verificar as possíveis modalidades de turismo para manter o fluxo turístico do destino. Os resultados indicam que a visão do empresário coincide com os recursos naturais e culturais para uma ressegmentação. No entanto, também indicam que a cidade possui alguns problemas comuns em áreas de fronteiras sul americanas que devem ser gerenciados através de um planejamento participativo e de investimentos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adalberto SANTOS JÚNIOR, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando do Programa de Doctorado Interuniversitario en Turismo da Universidad de Málaga (UMA), España. Docente do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), RS, Brasil. Coordenador do Grupo de Pesquisa TMIS – Turismo, Meios de hospedagem, Inovação e Sustentabilidade da UFPel.

Ana Maria Milheira CARDOSO, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), RS, Brasil. Graduada em Letras - Hab Port/Inglês pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), RS, Brasil. Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFPel. 

Letícia Garcia FERRAZ, Universidade Católica de Pelotas

Graduada em Gestão de Turismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), RS, Brasil. Especialização em Turismo: Ambiente e Cultural pela UCPel. Coordenadora do Ponto de Cultura Axé Raízes Arroio Grande, RS, Brasil.

Adriana Fumi CHIM-MIKI, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

Doutora em Turismo, Economia e Gestão pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Espanha. Pesquisadora da Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha e membro do Grupo de Pesquisa TMIS – Turismo, Meios de hospedagem, Inovação e Sustentabilidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), RS, Brasil. Professora Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

Downloads

Publicado

2017-10-20

Como Citar

SANTOS JÚNIOR, A., CARDOSO, A. M. M., FERRAZ, L. G., & CHIM-MIKI, A. F. (2017). A RESSEGMENTAÇÃO NOS DESTINOS TURÍSTICOS DE COMPRAS: PROPOSTAS DO SETOR HOTELEIRO DE JAGUARÃO-RS, BRASIL. Revista Hospitalidade, 14(1), 01–20. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.758