O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social

Autores

  • Silvana do Rocio de Souza Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Miguel Bahl Universidade Federal do Paraná
  • Elizabete Sayuri Kushano Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Turismo, Espaço do Turismo, Produção do Espaço, Espaço Geográfico, Espaço social.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões teóricas sobre turismo e a produção do seu espaço em busca da compreensão desta relação. Isso poderá ajudar a perceber o turismo enquanto fenômeno social de mobilidade humana em que determinadas atividades ao serem produzidas, apropriam-se, transformam ou são incorporadas a um espaço físico e geográfico na medida em que as relações turísticas e sociais nele existentes se entrecruzam revelando uma teia de interações. Este estudo teve como metodologia a pesquisa bibliográfica exploratória e teórica e apresenta como resultados preliminares a comprovação da necessidade de maior quantidade de pesquisas interdisciplinares na busca da compreensão que o espaço do turismo também é um espaço social, onde os movimentos contraditórios da sociedade alcançam um grau maior de complexidade, onde este enquanto fenômeno poderá ser utilizado como possibilidade de promoção social e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana do Rocio de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), docente do Curso de Graduação em Turismo e no Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Turismo (UFPR).

Elizabete Sayuri Kushano, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente no Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da UFPR, Setor Litoral.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Souza, S. do R. de, Bahl, M., & Kushano, E. S. (2013). O espaço do turismo: produção, apropriação e transformação do espaço social. Revista Hospitalidade, (2). Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/531

Edição

Seção

Artigos