Festival de Inverno de Antonina (Paraná, Brasil): o evento sob as perspectivas de visitantes e residentes

Autores

  • Marcos Luiz Filippim Universidade Federal do Paraná (Setor Litoral)
  • Elizabete Sayuri Kushano Universidade Federal do Paraná (Setor Litoral)
  • Miguel Bahl Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Cultura e turismo, Festival de Inverno de Antonina, Eventos culturais, Perfil de público em eventos.

Resumo

Este artigo discute a composição e avaliação do público do 20º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, edição 2010, evento cultural realizado anualmente na cidade de Antonina, situada na região litorânea do Estado do Paraná (Brasil). O estudo compara as opiniões dos visitantes e residentes em relação ao evento. A metodologia seguiu a abordagem de pesquisa quantitativa de corte transversal. Os resultados indicaram maior presença de público feminino, jovem e proveniente da capital do estado e da área vizinha à cidade-sede. A avaliação foi positiva, sendo ligeiramente melhor entre os residentes. Aspectos da cultura local foram valorizados pelos respondentes. A qualidade dos espetáculos e a organização do evento corresponderam aos aspectos com maior notação na avaliação, enquanto os preços de produtos e serviços e a limpeza da cidade apareceram como aspectos a serem melhorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Luiz Filippim, Universidade Federal do Paraná (Setor Litoral)

Graduação em História (Licenciatura) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Especialização em Administração Pública e em Publicidade e Propaganda (Unoesc) e Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente nos Cursos de Tecnologia em Gestão de Turismo e de Gestão Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral.

Elizabete Sayuri Kushano, Universidade Federal do Paraná (Setor Litoral)

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialização em Turismo e Meio Ambiente pela União de Ensino Superior do Paraná (UESPAR). Mestrado em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente no Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da UFPR, Setor Litoral.

Miguel Bahl, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Turismo (Bacharelado) e em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Curso de Graduação em Turismo e no Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Geografia (UFPR).

Downloads

Publicado

2013-01-09

Como Citar

Filippim, M. L., Kushano, E. S., & Bahl, M. (2013). Festival de Inverno de Antonina (Paraná, Brasil): o evento sob as perspectivas de visitantes e residentes. Revista Hospitalidade, 9(2), 273–294. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/480