Comensalidade.com – uma reflexão introdutória sobre as novas tecnologias e as práticas do comer junto

Autores

  • Maria Henriqueta Gimenes-Minasse Universidade Anhembi Morumbi http://orcid.org/0000-0002-4952-808X
  • Pedro Henrique Drudi Universidade Anhembi Morumbi
  • Andrea Ortolani Faltin Universidade Anhembi Morumbi
  • Mariana da Silva Lopes Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n2.006

Palavras-chave:

Gestão em Alimentos e Bebidas, comensalidade, tecnologia, comportamento alimentar.

Resumo

Este artigo trata das práticas comensalidade contemporâneas e tem como objetivo realizar uma reflexão introdutória sobre o uso de tecnologias associado às práticas do comer junto. Do ponto de visto metodológico esta discussão é realizada a partir de uma revisão bibliográfica e análise de exemplos contemporâneos. Foram identificadas várias iniciativas nas modalidades de blogs, websites e aplicativos que não apenas facilitam a aquisição de refeições e o acesso a restaurantes e similares, criando novos empreendimentos associados à área de alimentos e bebidas, mas também prometem aproximar profissionais e interessados em comida, bem como promover encontros entre desconhecidos ao redor da mesa. Constata-se que, seja para encontrar desconhecidos para dividir uma mesa, seja para compartilhar experiências de comensalidade ou ainda amenizar a solidão por meio da interação remota com outras pessoas, o uso de smartphones e similares durante as refeições já é uma constante na vida de milhares de pessoas e tem alterado as práticas de comer junto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Henriqueta Gimenes-Minasse, Universidade Anhembi Morumbi

Bacharel em Turismo, Especialista em Planejamento e Gestão do Turismo, Mestre em Sociologia e Doutora em História

Pedro Henrique Drudi, Universidade Anhembi Morumbi

Graduado em Gastronomia, Mestre em Gestão em Alimentos e Bebidas pela Universidade Anhembi Morumbi. Professor da Graduação Tecnológica em Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi.

Andrea Ortolani Faltin, Universidade Anhembi Morumbi

Graduada em Nutrição e Gastronomia, Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora da Graduação Tecnológica em Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi.

Mariana da Silva Lopes, Universidade Anhembi Morumbi

Graduada em Gastronomia, Mestre em Gestão em Alimentos e Bebidas e Doutoranda em Hospitalidade na Universidade Anhembi Morumbi. Professora da Graduação Tecnológica em Gastronomia da Universidade Sagrado Coração.

Publicado

2019-01-17

Como Citar

Gimenes-Minasse, M. H., Drudi, P. H., Faltin, A. O., & Lopes, M. da S. (2019). Comensalidade.com – uma reflexão introdutória sobre as novas tecnologias e as práticas do comer junto. Revista Hospitalidade, 15(2), 103–124. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n2.006

Edição

Seção

Artigos