A Curitiba dos Restaurantes: Uma análise da evolução dos estabelecimentos de alimentação comercial com base nos registros do Guia Quatro Rodas – 1989/2014.

Autores

  • Camila Bizinelli Universidade Federal do Paraná.
  • Franciele Cristina Manosso Universidade Federal do Paraná
  • Cinthia Maria de Sena Abrahão Universidade Federal do Paraná.
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná.

Palavras-chave:

Turismo, Gastronomia, Distribuição Espacial, Restaurantes, Curitiba – PR.

Resumo

A gastronomia, discutida como um segmento que se encontra estreitamente arrolado ao turismo, pode ser observada tanto como um elemento integrador da infraestrutura turística, quanto um componente da oferta, ou seja, um fator motivador para a realização da viagem.  Estudos que abordem essa temática por vieses distintos tornam-se relevantes. A presente pesquisa, então, tem como objetivo central a análise da dinâmica da distribuição dos restaurantes da cidade de Curitiba, bem como, das categorias de estabelecimentos presentes nos bairros, utilizando-se do Guia Quatro Rodas, em um período de 25 anos, considerando os guias de 1989, 2001 e 2014. Como metodologia de pesquisa utilizou-se a análise de conteúdo, bem como, as pesquisas bibliográfica e documental para o alcance do objetivo proposto. Como resultados pode-se observar que há uma concentração dos estabelecimentos no período analisado (1989/2001/2014), sobretudo, na região central da cidade e adjacências, bairro Batel, por exemplo, e também no bairro de Santa Felicidade, tradicionalmente conhecido e divulgado como atrativo gastronômico de Curitiba. E também, cabe destacar uma predominância de pizzarias, churrascarias e estabelecimentos que servem comida italiana, como principais categorias de restaurantes presentes na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Bizinelli, Universidade Federal do Paraná.

Graduação em Turismo (Bacharelado) e Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pós-Graduanda em Chef de cozinha Nacional e Internacional pela Universidade Positivo. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Franciele Cristina Manosso, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Turismo (Bacharelado) e Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Cinthia Maria de Sena Abrahão, Universidade Federal do Paraná.

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1998) e doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Docente na área Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral e do Programa de Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná.

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná.

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela UFPR. Mestrado em Gestão do Turismo pela Scuola Superiore del Commercio del Turismo i dei Servizzi de Milão. Doutorado em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de Las Palmas de Gran Canária. Professor e Pesquisador do Departamento de Turismo, do curso de Graduação em Turismo, do Mestrado e Doutorado em Geografia e do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2016-09-23

Como Citar

Bizinelli, C., Manosso, F. C., Abrahão, C. M. de S., & Gândara, J. M. G. (2016). A Curitiba dos Restaurantes: Uma análise da evolução dos estabelecimentos de alimentação comercial com base nos registros do Guia Quatro Rodas – 1989/2014. Revista Hospitalidade, 13(1), 09–28. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/554

Edição

Seção

Artigos