A Curitiba dos Restaurantes: Uma análise da evolução dos estabelecimentos de alimentação comercial com base nos registros do Guia Quatro Rodas – 1989/2014.
Palavras-chave:
Turismo, Gastronomia, Distribuição Espacial, Restaurantes, Curitiba – PR.Resumo
A gastronomia, discutida como um segmento que se encontra estreitamente arrolado ao turismo, pode ser observada tanto como um elemento integrador da infraestrutura turística, quanto um componente da oferta, ou seja, um fator motivador para a realização da viagem. Estudos que abordem essa temática por vieses distintos tornam-se relevantes. A presente pesquisa, então, tem como objetivo central a análise da dinâmica da distribuição dos restaurantes da cidade de Curitiba, bem como, das categorias de estabelecimentos presentes nos bairros, utilizando-se do Guia Quatro Rodas, em um período de 25 anos, considerando os guias de 1989, 2001 e 2014. Como metodologia de pesquisa utilizou-se a análise de conteúdo, bem como, as pesquisas bibliográfica e documental para o alcance do objetivo proposto. Como resultados pode-se observar que há uma concentração dos estabelecimentos no período analisado (1989/2001/2014), sobretudo, na região central da cidade e adjacências, bairro Batel, por exemplo, e também no bairro de Santa Felicidade, tradicionalmente conhecido e divulgado como atrativo gastronômico de Curitiba. E também, cabe destacar uma predominância de pizzarias, churrascarias e estabelecimentos que servem comida italiana, como principais categorias de restaurantes presentes na cidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).