Uma reflexão sobre a hospitalidade nos meios de comunicação: um estudo da gastronomia nos programas de TV

Autores

  • Silvana Mello Furtado

Palavras-chave:

Hospitalidade, Programas de Gastronomia, Televisão, Comunicação.

Resumo

Os programas de gastronomia na televisão tem aumentado com o desenvolvimento e inovação das tecnologias voltadas para os meios de comunicação e neste caso, com destaque para a mídia televisiva. A proposta deste estudo é pesquisar a contribuição dos programas de gastronomia na possível transformação do saber e da prática do telespectador. Participaram da pesquisa 50 sócios de um clube do bairro Morumbi (Telespectador 1) e 50 funcionárias do centro comunitário de trabalho do bairro Paraisópolis (Telespectador 2). Dezessete chefs de cozinha também participaram. A maioria dos chefs (64,7%) considera que acontece mudanças nos hábitos de consumo de alimentos do seu público alvo. Sobre hospitalidade, a concentração no resultado obtido de T1 (54%), T2 (52%) e dos chefs (65%) foi para o item “o programa procura falar claro sobre o assunto proposto, seja nas receitas ou na mensagem de culinária/gastronomia mostrando na prática aquilo que está falando”. A análise dos resultados destaca a hospitalidade na interação desejada entre os telespectadores dos programas de gastronomia e os chefs apresentadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Mello Furtado

Doutoranda do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi/São Paulo, no ano de 2009. E-mail contato:

Downloads

Publicado

2011-07-11

Como Citar

Furtado, S. M. (2011). Uma reflexão sobre a hospitalidade nos meios de comunicação: um estudo da gastronomia nos programas de TV. Revista Hospitalidade, 8(1), 109–130. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/423

Edição

Seção

Artigos