Editorial

Ada de Freitas Maneti Dencker, Sênia Bastos

Resumo


Em 2002, o Programa de Mestrado em Hospitalidade organizou o workshop Hospitalidade: ontem e hoje, que contou com a participação do prof. Alain Montandon, da Universidade Blaise Pascal, em Clermont Ferrand, França. Iniciava-se uma reflexão dos estudos de hospitalidade até então circunscritos aos docentes e alunos da Universidade Anhembi Morumbi. Reflexão que foi retomada em abril de 2005, na Universidade Blaise Pascal, França, no Colóquio Internacional Hospitalidade e Sustentabilidade, organizado pelo prof. Alain Montandon, inscrito no Programa Oficial do Ano do Brasil na França, com a participação de alunos e docentes do Departamento de Turismo e do Departamento de Estudos Portugueses, Brasileiros e Luso-Africanos, do Centro de Pesquisas sobre Literaturas Modernas e Contemporâneas – CPLMC, e de alunos e docentes do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Esse número da Revista Hospitalidade reúne alguns artigos apresentados no referido colóquio, que abordam a hospitalidade em relação ao turismo, à festa, à cultura tradicional, ao urbano e à hospitalidade do lugar. Luiz Octávio de Lima Camargo, Lucio Grinover e Sênia Bastos destacam a importância desse referencial para os estudos turísticos, analisando os fundamentos da hospitalidade do lugar, destacando a acessibilidade, legibilidade e identidade como categorias essenciais aos estudos das cidades.

Os estudos referentes à introdução do turismo, realizados pelas pesquisadoras e mestras em hospitalidade Lecy Gotardo Cirilo, em Monte Verde, e Simone Scorsato, em Paraty, permitem perceber as transformações dos modos e ritos da hospitalidade tradicional que se abre ao turismo.

A cavalhada de Pirenópolis, Goiás, e a festa do Boi-Bumbá de Parintins são analisadas por Marielys Siqueira Bueno, enquanto atração turística de nível nacional que resulta em fortalecimento das relações sociais e da identidade cultural da população. Soma-se a esses o artigo da pesquisadora francesa Catherine Morgan-Proux, que trabalha as questões da hospitalidade a partir de uma análise de guias turísticos.

Prof.ª Dr.ª Sênia Bastos
Coordenadora do Mestrado em Hospitalidade

Prof.ª Dr.ª Ada de Freitas Maneti Dencker
Editora Responsável


Texto completo:

PDF


 Diretórios e Indexadores

 

REVISTA HOSPITALIDADE ISSN 1807-975X    e-ISSN 2179-9164

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia