Luz, Câmera, Ação! A hospitalidade virtual no ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Hospitalidade Virtual, Dimensões da Hospitalidade, Aulas Online, Ensino Remoto Emergencial, Ensino Superior,

Resumo

Este artigo objetivou identificar as atitudes que revelam a prática da hospitalidade nas aulas online de uma universidade federal do Nordeste brasileiro. Esta pesquisa foi quantitativa, exploratória e descritiva com 187 alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria da referida instituição. Os dados foram coletados com ajuda da plataforma SurveyMonkey, entre julho e agosto de 2020, por meio de um questionário contendo dimensões e variáveis da hospitalidade propostas na literatura consultada, e baseado nas experiências dos autores com atividades acadêmicas online durante a pandemia da COVID-19. As cinco dimensões da hospitalidade definidas foram: Personalização; Recepção Calorosa; Relacionamento Especial; Acessibilidade; Ambiente e Organização. Os resultados indicam que as dimensões consideradas de maior relevância – Acessibilidade e Personalização – são aquelas que tratam de atitudes exclusivas docentes, reforçando seu protagonismo na mudança das aulas presenciais para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Por outro lado, a dimensão apontada como menos relevante – Recepção Calorosa – congrega mais comportamentos discentes, fato que demonstra menor reconhecimento do alunado acerca do seu papel na construção da hospitalidade nas aulas online. Este estudo contribui como debate da hospitalidade virtual no ERE, indicando práticas para uma relação mais hospitaleira, entre professores e alunos, nas aulas online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Alysson da Cruz Andrade, Universidade Federal do Maranhão Universidade de São Paulo

Doutorando em Turismo (EACH/USP). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2007, PRODEMA/UFPB) e Bacharel em Turismo (2004, UFPB). Professor Adjunto IV no Departamento de Turismo e Hotelaria, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Campus do Bacanga - São Luís).

David Leonardo Bouças da Silva, Professor no Departamento de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil

Doutor em Administração (FACE/UnB), com bolsa-sanduíche na Universitat Jaume I (Espanha). Mestre em Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB).

Gabrielle Pereira das Neves, Universidade Federal do Maranhão.

Graduada em Hotelaria.

Ana Caroline Monte Negro Viana, Universidade Federal do Maranhão.

Graduanda em Turismo.

Downloads

Publicado

2022-09-08

Como Citar

da Cruz Andrade, D. A., Bouças da Silva, D. L., Neves, G. P. das, & Viana, A. C. M. N. (2022). Luz, Câmera, Ação! A hospitalidade virtual no ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19. Revista Hospitalidade, 19, 82–110. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/991

Edição

Seção

Artigos