Sabor da imigração: análise de receitas de família e comensalidade em restaurante lusobrasileiro

Autores

Palavras-chave:

Afetividade, Memória, Migração portuguesa, Patrimônio alimentar, Receita de família.

Resumo

As receitas de família constituem importante fonte de estudos dentro da alimentação. A presente pesquisa teve por objetivo destacar as influências portuguesas na cultura brasileira, evidenciando as receitas de família como um aspecto antropológico particular. Como método, foi utilizada a Análise de Conteúdo para investigar as receitas dispostas no livro “Cozinhar é Preciso: a história e as receitas portuguesas de Henriqueta Henriques e da Gruta de Santo Antônio”. Na investigação, foram averiguadas 56 receitas segundo critérios técnicos, documentais, culturais  e afetivos, tornando possível identificar uma série de receitas tradicionais e regionais portuguesas, as quais possibilitaram estabelecer relação direta com características e elementos observados nas práticas alimentares brasileiras – quais sejam, ingredientes, preparos, técnicas, adaptações e, até mesmo, toda a receita – evidenciando a comida como vínculo identitário da migração portuguesa com o patrimônio alimentar brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Carvalho Tavares, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Turismo pela Universidade Federal Fluminense. Pós graduanda (lato sensu) em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Graduada em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Verônica de Andrade Mattoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Curso de Bacharelado em Gastronomia do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda em Ciências,Tecnologias e Inclusão pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Tavares, B. C., & Mattoso, V. de A. (2021). Sabor da imigração: análise de receitas de família e comensalidade em restaurante lusobrasileiro. Revista Hospitalidade, 18(03), 116–145. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/982