Turismo, Educação Patrimonial e Extensão Universitária: Reflexões a partir do Programa de Extensão “O Turismo no Museu” da Universidade Federal de Juiz de Fora

Autores

  • Monalisa Barbosa Alves
  • Inacio Botto
  • Priscila Reis Vieira

Palavras-chave:

Turismo, Educação Patrimonial, Extensão Universitária, Universidade Federal de Juiz de Fora, Museu Mariano Procopio

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre Turismo, Educação Patrimonial e Extensão Universitária com ênfase no programa de extensão “O Turismo no Museu”, da Universidade Federal de Juiz de Fora, que teve como objetivo conceber e fortalecer ações de educação patrimonial, assim como de arte, memória, ecologia e lazer, no Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora, Minas Gerais. A educação patrimonial, enquanto prática pedagógica pode ser considerada uma ferramenta importante na construção da cidadania, utilizando o patrimônio cultural como fonte primária do conhecimento, fortalecendo questões como identidade, democracia, cidadania e sustentabilidade. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa através de estudo de caso; pesquisa bibliográfica e documental; e, entrevistas. É possível afirmar que o programa favoreceu a formação ético-política de seus membros e do público alvo, sendo capaz de dinamizar ações que valorizem o patrimônio cultural e natural do município de Juiz de Fora, assim como, fomentando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, viabilizando a relação transformadora entre universidade e sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monalisa Barbosa Alves

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (EICOS/ UFRJ). Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidades, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Inclusão Social (EICOS/UFRJ). Atua principalmente nos seguintes temas: Turismo de Base Comunitária, Desenvolvimento Local, Economia Solidária, Sustentabilidade e Psicologia Social Comunitária.

Inacio Botto

Bacharel em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, atualmente é graduando com formação interdisciplinar no curso de Bacharelado em Turismo com ênfase em Patrimônio e Gestão de Destinos Turístico pela referida instituição; Pós-graduando em Pedagogia pela Faculdade Descomplica; Guia de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Criador e apresentador do TrioCast, podcast sobre Turismo, Cultura e Lazer.  Atua no grupo de Pesquisa Paidos - Educação, Patrimônio e Lazer. Desenvolve pesquisas e ações nas seguintes áreas: Turismo, Patrimônio, Educação, Lazer e Infância.

Priscila Reis Vieira

Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Bacharel em Turismo. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Alves, M. B., Botto, I., & Vieira, P. R. (2021). Turismo, Educação Patrimonial e Extensão Universitária: Reflexões a partir do Programa de Extensão “O Turismo no Museu” da Universidade Federal de Juiz de Fora. Revista Hospitalidade, 18(03), 91–115. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/979