Liderança Transformacional, Empoderamento Psicológico e Orientação Empreendedora: Um Estudo no Setor Hoteleiro

Autores

Palavras-chave:

Liderança Transformacional, Empoderamento Psicológico, Orientação Empreendedora, Hotelaria.

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar as proporções que compõem os índices da liderança transformacional, empoderamento psicológico e orientação empreendedora no setor hoteleiro. Para isto, se desenvolveu um estudo descritivo e quantitativo, a partir de uma amostra com 42 gestores em um resort de excelência no destino turístico Natal (Rio Grande do Norte, Brasil). O instrumento de coleta foi um questionário estruturado em escala likert de sete pontos. A análise dos dados foi efetuada através de estatística não paramétrica, e o teste Qui-Quadrado, auxiliado pelo software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados evidenciam que existe uma discrepância entre os índices analisados, visto que algumas dimensões foram evidenciadas muito acima do esperado. Os perfis que mais se destacaram foram a Recompensa, o Impacto e a Inovação, que fazem parte das dimensões de Liderança, Empoderamento e Orientação Empreendedora, respectivamente. É possível concluir que existe uma desproporção entre as variáveis das dimensões avaliadas, tendo em vista que todas apresentaram divergências entre os resultados obtidos e esperados. O estudo fornece informações que podem ser trabalhadas a nível gerencial, com o propósito de identificar pontos de sucesso e necessidades de melhorias a fim de equilibrar esses diferentes níveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssyca Rodrigues Henrique da Silva

Doutoranda e Mestra em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR/UFRN).

Samara Maria Aires Câmara

Doutoranda em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestra em Administração pela Universidade Potiguar (UNP).

Sérgio Marques Junior

Doutor em Agronomia e Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Administração e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN.

Downloads

Publicado

2021-09-07

Como Citar

Silva, J. R. H. da, Câmara, S. M. A., Marques Junior, S., & Barreto, L. M. T. da S. (2021). Liderança Transformacional, Empoderamento Psicológico e Orientação Empreendedora: Um Estudo no Setor Hoteleiro. Revista Hospitalidade, 18(02), 41–74. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/960