Estudos de hospitalidade: análise bibliométrica e de redes sociais do campo de turismo no Brasil, 1990-2018
DOI:
https://doi.org/10.29147/revhosp.v18i01.938Palavras-chave:
Turismo, Hospitalidade, Bibliometria e análise de redes sociais, Impacto, Estrutura intelectualResumo
Trabalha-se com o campo de turismo no Brasil, definido como o conjunto de 3.887 artigos de 16 periódicos brasileiros de turismo, por meio de análise bibliométrica e de redes sociais. Com o estudo das palavras-chave, é descrita e avaliada sua trajetória, com foco no agrupamento de hospitalidade. Acerca dele, abordam-se a autoria (autores, instituições e distribuição geográfica), impacto e estrutura intelectual (referências). O agrupamento é claramente delimitado, e apresenta, como palavras-chave mais importantes, “hospitalidade” e “hotelaria”. Na autoria, é facilmente perceptível o amplo domínio e centralidade da Universidade Anhembi Morumbi; a produção do agrupamento está muito concentrada no Estado de São Paulo e Região Sudeste. O agrupamento tem uma média de citações por artigo mais baixa do que a do campo, e apenas um artigo dentre os mais citados, de autoria de Luiz Octávio de Lima Camargo. Nas referências, percebe-se a forte presença de docentes que trabalham ou trabalharam na Universidade Anhembi Morumbi, em autores e obras específicas, bem como a centralidade da Revista Hospitalidade na rede de periódicos. Apesar de os estudos de hospitalidade terem perdido participação no campo, trata-se de um agrupamento importante, cujo elemento central (autoria e estrutura intelectual) é a Universidade Anhembi Morumbi.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).