Mapeamento do estado da arte sobre hostel no cenário luso-brasileiro (2015-2019)

Autores

  • Joyce Kimarce do Carmo Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Christianne Luce Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Hostel, Estado da arte, Turismo, Brasil, Portugal.

Resumo

Hostel, um fenômeno de nível mundial, é conhecido como um meio de hospedagem que disponibiliza espaços compartilhados por um valor reduzido. Trata-se de uma forma alternativa de hospedagem que, por princípio, facilitaria a interação entre os sujeitos que o compõem, e entre eles e o local/contexto visitado. Embora tenha alcançado crescimento mercadológico exponencial nos últimos anos, no contexto acadêmico as pesquisas sobre o tema ainda estão em processo de desenvolvimento. Nesse sentido, a presente investigação se dedica ao mapeamento do estado da arte sobre hostel no Brasil e em Portugal no período 2015-2019. A metodologia desta pesquisa qualitativa é exploratória-descritiva e foi baseada na catalogação e análise de dados por meio de bases previamente selecionadas, do Brasil e de Portugal. O mapeamento proposto teve como corpus investigativo um total de 130 produções, sendo selecionadas 62 de Portugal e 68 do Brasil. Os artigos são o tipo de publicação mais recorrente no Brasil, diferentemente de Portugal, que apresenta mais dissertações sobre hostels. Foi constatado que os sujeitos (proprietários e hóspedes) são o eixo central dos estudos stricto sensu. Em linhas gerais, o desenvolvimento de teses figurou como um avanço para o fenômeno, dada a inexistência desse tipo de investigação em anos precedentes à pesquisa. Apesar do turismo ser a área que mantém uma regularidade de publicações, e a multidisciplinaridade seja recorrente, para consolidar e qualificar o campo é necessário empreender pesquisas com características inter/transdisciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Kimarce do Carmo Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos interdisciplinares do Lazer - UFMG

Mestre em Estudos interdisciplinares do Lazer - UFMG

Especialista em Gestão de Políticas Públicas - UNICAMP

Bacharel em Turismo - UFMG

Christianne Luce Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular da UFMG. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), com Estágio Sênior na Universidade de Barcelona/fomento CAPES (2017-2018) e Pós-doutorado em Ciências Políticas e Sociais (Univ. Nac. de Cuyo, Mendoza/Argentina, 2012). Leciona na graduação (em Educação Física, em Turismo, e em Terapia Ocupacional), no Mestrado e no Doutorado Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Integra o Comitê coordenador do Centro de Estudos Latino-americanos (CELA) da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG desde 2013. É líder do Grupo de Pesquisa LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação (UFMG/CNPq) e do Grupo OTIUM - Lazer, Brasil & América Latina. No campo das políticas públicas de lazer, como membro da Equipe gestora/UFMG, atuou na Formação dos Programas Sociais (2010-2017) e coordenou a Rede de Pesquisa CEDES (2018-2020), ações desenvolvidas pelo Ministério do Esporte. É Editora da Revista Brasileira de Estudos do Lazer, Membro do Conselho Editorial/Parecerista de periódicos indexados e participa de sociedades científicas no Brasil e no exterior. Publicou vários livros e artigos sobre a temática do Lazer. Foi Pesquisadora de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação DTI-A (2013-2014) e de Produtividade em Pesquisa (2015-2021) do CNPq, e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG (PPM, 2008-2017). É Consultora Ad hoc da CAPES e CNPq. 

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Pereira, J. K. do C., & Gomes, C. L. (2021). Mapeamento do estado da arte sobre hostel no cenário luso-brasileiro (2015-2019). Revista Hospitalidade, 18(01), 47–66. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/921