PRAIA DO FAROL, COTIJUBA (PA), PERCEPÇÕES E USO PELO TURISMO
DOI:
https://doi.org/10.29147/revhosp.v18i01.917Resumo
Os ambientes naturais, mais especificamente os litorâneos sofrem impactos positivos e deltérios devido a grande demanda de turistas por ambientes praianos. Este artigo analisa, através da percepção ambiental e turística dos moradores da Ilha de Cotijuba (PA), de que maneira a atividade turística está sendo praticada na Praia do Farol. E, quais os impactos negativos e positivos que estão sendo originados pela prática do turismo. O estudo foi realizado a partir da aplicação de questionários de caráter semiaberto e registro fotográfico. A pesquisa foi realizada na Ilha de Cotijuba, distrito de Belem (PA). Os resultados evidenciaram que há impactos negativos na praia do Farol, devido a presença de turistas e novos empreendimentos turisticos, podendo destacar a poluição e a modificação da área natural, para criação de novas pousadas e restaurantes. Porém a atividade turística na localidade possibilita a geração de trabalho e renda para a população local, contribuindo positivamente para a mesma. Os dados evidenciam que há necessidade de um planejamento estrutural que priorize desenvolver da melhor maneira o turismo na Ilha, coadunado com a preservação do meio natural, qualificação e otimização dos serviços oferecidos e assim possibilitar o desenvolvimento local e melhoria na qualidade de vida da população.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









