Cafeterias e Hospitalidade: uma análise bibliométrica das relações de comensalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n3.011

Palavras-chave:

Hospitalidade, Comensalidade, Café, Cafeterias, Estudo Bibliométrico

Resumo

As casas de café do século XV estavam intrinsecamente conectadas ao contexto social e político e, foram precursoras das cafeterias como se conhece atualmente. Esses espaços, além de atrativos turísticos, sempre exerceram importantes funções sociais e relações com a comensalidade, cujo conceito pode ser compreendido à luz da hospitalidade. Por meio de pesquisa preliminar, verificou-se que, praticamente, inexistem estudos que relacionem diretamente cafeterias ao conceito da hospitalidade. Desse modo, o estudo partiu da seguinte questão: que relações é possível estabelecer entre o ambiente de cafeterias e a hospitalidade pela perspectiva metodológica de revisão bibliográfica? O objetivo geral do estudo, portanto, é analisar relações da hospitalidade nas cafeterias, por meio de um estudo bibliométrico. A pesquisa se caracteriza, como exploratória de viés bibliométrico. Foi possível caracterizar cinco categorias apresentadas pelas cafeterias que se relacionam aos conceitos da hospitalidade, que versaram sobre o bem estar, o ambiente, a experiencia sensorial, a marca e a interação social. Desse modo, o estudo discorreu sobre as principais questões presentes na literatura relacionada ao ambiente das cafeterias e compreender como a hospitalidade torna-se um importante fator que envolve o bem receber, o consumo do produto e a motivação que leva os sujeitos aos ambientes das cafeterias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Mira Valle, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Jefferson França, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Vander Valduga, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutorado em Hospitalidade na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, São Paulo, Brasil. Docente no curso de Turismo na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-09-11

Como Citar

Valle, N. M., França, J., & Valduga, V. (2020). Cafeterias e Hospitalidade: uma análise bibliométrica das relações de comensalidade. Revista Hospitalidade, 17(03), 226–250. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n3.011