Editorial

Carlos Alberto Alves, Luiz Octavio de Lima Camargo, Claudio José Stefanini

Resumo


Editorial

 

Esta terceira e última edição do volume dezesseis da revista Hospitalidade, apresenta onze trabalhos teóricos e empíricos cujas contribuições foram feitas por autores nacionais e internacionais. Os artigos desta edição abrangem uma ampla gama de tópicos como: Turismo religioso e turismo industrial, comportamento do turista, qualidade de vida no trabalho em empresas do setor de hospitalidade, criação de destinos turísticos entre outros temas de interesse da comunidade científica e gestores do setor de hospitalidade e turismo.

O primeiro artigo versa sobre a Qualidade de vida no trabalho: Estudo de caso em um hotel na orla de Cabo Branco/João Pessoa, cujo objetivo foi o de encontrar elementos intrínsecos e extrínsecos ao ambiente de trabalho que afetam diretamente o trabalhador.

O segundo artigo aborda A Competência Comunicativa em inglês e seu Impacto nas Emoções dos Trabalhadores do Setor Hoteleiro em Florianópolis-SC: um estudo de narrativas de experiência. Este trabalho tinha como objetivo entender o efeito da competência comunicativa em inglês do trabalhador nesse contexto.

O terceiro artigo trata do Benchmark entre revistas científicas da área de administração, o objetivo desta pesquisa foi apresentar as principais características distintivas entre os 100 periódicos da área de administração disponíveis na Scientific Journals Electronic Library (SPELL).

O quarto artigo tem como título Diagnóstico do potencial para criação de destinos turísticos inteligentes no estado de São Paulo, Brasil. O objetivo do estudo foi gerar dados que contribuam para a melhora do processo do planejamento turístico municipal no Estado de São Paulo.

O quinto artigo versa sobre A legislação urbanística da cidade de São Paulo (2014-2016): discussões acerca da hospitalidade urbana como promotora da qualidade de vida na cidade.

O sexto trabalho trata do turismo industrial e a representação da identidade: Conceptualizações em torno do envolvimento comunitário e tem como objetivo principal identificar e explorar a possível relação entre os recursos identitários industriais e o turismo industrial em Portugal.

Por sua vez o sétimo artigo tem como tema O turista repetido gasta mais do que um turista inédito?  Uma contribuição para a literatura, os resultados identificaram quatro tipos de turistas repetidos que tendem a gastar menos do que os turistas inéditos, mas que podem influenciar as pessoas a visitarem o destino devido ao seu alto grau de satisfação.

O oitavo artigo Stakeholders Network: estudo das relações no Parque Ibirapuera de São Paulo. O estudo analisou a estrutura da rede de stakeholders do Parque Ibirapuera na cidade de São Paulo.

O nono trabalho é uma discussão interessante sobre Hospitalidade em sentido próprio e figurado, este é um texto de Anne Gotman, na palestra de abertura de seminário realizado em outubro de 2000, na França, sobre o tema da hospitalidade urbana,

O décimo artigo versa sobre turismo religioso e tem como título A romaria de Nossa Senhora de Nazaré e o turismo de fé religiosa: um estudo etnográfico,

O último trabalho desta edição aborda Conteúdos Gerados pelos Usuários sobre Meios de Hospedagem em Natal/RN: A Acessibilidade no discurso dos viajantes, e tinha como objetivo investigar os conteúdos gerados pelos usuários (CGU) que  começaram a receber maior atenção por parte dos gestores turísticos devido à sua influência nas decisões de compra e percepções de qualidade dos viajantes.

Por fim, gostaríamos felicitar todos os autores por suas contribuições e a todos os revisores por seus insights inestimáveis, sugestões e comentários que melhoraram significativamente a qualidade dos artigos e da revista como um todo.

 

Luiz Octávio de Lima Camargo

Cláudio José Stefanini

Carlos Alberto Alves

Editores

 


Palavras-chave


Hospitalidade, Editorial

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n3.Editorial

 Diretórios e Indexadores

 

REVISTA HOSPITALIDADE ISSN 1807-975X    e-ISSN 2179-9164

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia