DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL PARA CRIAÇÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES NO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n3.004Palavras-chave:
sustentabilidade turística, destinos turísticos inteligentes, planejamento turístico, turismo,Resumo
O objetivo do estudo foi gerar dados contribuam para a melhora do processo do planejamento turístico municipal no Estado de São Paulo, Brasil. Através da análise das atuais condições da prática do turismo em 114 municípios paulistas, o estudo buscou levantar quais são as fragilidades que afetam os destinos turísticos e quais desses destinos teriam condições de se tornar um destino turístico inteligente no curto, médio e longo prazos. Os resultados aferidos devem gerar um ranking de prioridades para a implantação desses programas de. Os parâmetros que formaram a base par a análise foram divididos em sete Indicadores: condições gerais, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade turística, acessibilidade, qualidade de vida, conectividade e sistema de informações turística. Após analisados os dados mostraram que nenhum município possui condições para implantação de um destino turístico no curto prazo e alguns podem recebe-lo no médio prazo. A metodologia envolveu pesquisas descritivas com fontes primárias, com preenchimento de questionários on-line, aliadas às análises de natureza qualitativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).