A hospitalidade como diferencial competitivo sob a percepção dos gestores hospitalares: um estudo de caso comparativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n1.006

Palavras-chave:

hospitalidade, hotelaria hospitalar, diferencial competitivo.

Resumo

A hospitalidade está ganhando cada vez mais espaço nas instituições que se preocupam com o bem-estar e a satisfação de seus clientes. Este artigo se propõe a contribuir com subsídios para a reflexão sobre a hospitalidade em ambientes hospitalares como fator estratégico, através da busca de documentos científicos e da percepção de gestores hospitalares do Vale do Sinos – RS. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e qualitativo realizado mediante um estudo de caso múltiplo, com aplicação de questionário com questões abertas desenvolvido a partir dos 10 componentes do Planetree. Os hospitais foram selecionados por conveniência e disponibilidade. Adotou-se para a categorização dos resultados, compreender o conceito de hospitalidade por parte dos hospitais, bem como verificar a incidência dos 10 componentes do Planetree, pois estes representam as principais dimensões da hospitalidade. Através da análise dos dados, observa-se que, como um diferencial competitivo, os hospitais ainda não possuem um serviço de hotelaria hospitalar de eficiência. Essas características apresentam-se de forma tímida. A hotelaria hospitalar ainda está em crescimento na maioria dos hospitais, pois é um assunto bastante novo, dessa forma, necessita de maiores reconhecimentos da sua importância dentro das instituições de saúde e do seu impacto positivo proporcionado aos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greice Lithiele klug da cruz, Universidade Feevale

Fisioterapeuta, especialista em Urgência e Trauma pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Especialista pelo MBA em Gestão em Saúde.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

klug da cruz, G. L. (2019). A hospitalidade como diferencial competitivo sob a percepção dos gestores hospitalares: um estudo de caso comparativo. Revista Hospitalidade, 16(01), 109–124. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n1.006