Editorial

Autores

  • Claudio José Stefanini PPG em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi http://orcid.org/0000-0002-0038-0766
  • Luiz Octávio de Lima Camargo Universidade Anhembi Morumbi
  • Carlos Alberto Alves Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n2.Editorial

Resumo

Como sempre tem sido destacado aqui, o estudo da hospitalidade nasceu na Universidade Anhembi Morumbi, dentro de um projeto mais amplo de buscar novos caminhos para o estudo do turismo, do lazer, da hotelaria, dos eventos, da gastronomia, áreas em que a IES mostrou pioneirismo e sempre se pautou pela inovação.

É natural assim que a  maior parte das contribuições publicadas na revista, e neste  número em especial, digam respeito aos aspectos gerenciais da hospitalidade  e a instituições públicas e privadas que tratam da viagem e da hospedagem.

Temos, assim, neste número, artigos que tratam da gestão  das viagens:  o instagram  como indutor do gosto de viajar, a fidelização do consumidor LGBT, a cocriação de valores em organizações de turismo mediante o compartilhamento de experiências, a tecnologia a serviço do turismo cemiterial, a percepção da qualidade da experiência nos atrativos turísticos.

A mesma preocupação gerencial está presente nas contribuições ao estudo dos meios de hospedagem: estratégias de precificação em meios de hospedagem, hospitalidade como  recurso estratégico na hotelaria, desempenho operacional e financeiro em microempresas do setor de hospedagem, a competência comunicativa em língua inglesa  dos trabalhadores de hostels e de hotéis.

No campo da alimentação, mencione-se o artigo sobre as novas tecnologias e práticas do comer junto, sempre lembrando que foram os estudos da hospitalidade que trouxeram o tema da comensalidade  para a pesquisa acadêmica.

Nas contribuições internacionais, cite-se, por sequência de ideias, em primeiro lugar,  um estudo sobre o marketing mix em hotéis da ilha de Samosir na Indonésia.

Chame-se a atenção, contudo, para dois outros que fazem parte de um esforço desta revista em buscar autores nacionais e internacionais que confiram uma perspectiva particular a qualquer dimensão da hospitalidade, seja em meio doméstico, urbano ou virtual.

O primeiro a ser lembrado é um estudo sobre a epistemologia do turismo. Gilles Promovost é, sem dúvida, depois da morte de Dumazedier, o maior estudioso contemporâneo do lazer e reflete sobre os caminhos do estudo do turismo no esforço de criar um campo específico. Seu artigo mostra a importância que os estudos turísticos vêm conferindo ao tema da mobilidade. Pode-se acrescentar que este tema  vem mostrando importância cada vez maior como um novo fio condutor das pesquisas de hospitalidade e sua relação com o espaço, tanto nas formas comerciais como não comerciais.

Deve ser destacado também que a partir deste número traremos sempre contribuições do grupo de trabalho sobre as formas de hospitalidade da Maison de Sciences de l´Homme, de Paris. Solicitamos e obtivemos autorização dos editores da publicação do grupo – Ville et hospitalité – para seleção e publicação dos textos do seminário realizado pelo grupo nos anos de 1995 e 1996. São contribuições originais que sem dúvida podem abrir novos caminhos para o estudo da hospitalidade no Brasil. Neste número, trazemos um artigo sobre a dádiva nos rituais judaicos, que pode fornecer pistas para o estudo da dádiva na hospitalidade e para os estudiosos do turismo religioso. A cada número, traremos uma contribuição desse grupo.

Finalmente, mais uma boa notícia: a partir de 2019, a edição da revista passará de semestral a quadrimestral. Teremos, assim, três números anuais esperando assim poder dar conta do grande número de contribuições que temos recebido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio José Stefanini, PPG em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi

Programa de Pós Graduação em Hospitalidade

Luiz Octávio de Lima Camargo, Universidade Anhembi Morumbi

Programa de Pós Graduação em Hospitlidade

Carlos Alberto Alves, Universidade Anhembi Morumbi

Programa de pós Graduação em Hospitalidade

Downloads

Publicado

2019-01-17

Como Citar

Stefanini, C. J., Camargo, L. O. de L., & Alves, C. A. (2019). Editorial. Revista Hospitalidade, 15(2), 1–2. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n2.Editorial

Edição

Seção

Editorial